Geral
UEMS abre inscrições para transferência externa em cursos presenciais de graduação
Processo oferece mais de mil vagas em diversas unidades do Estado
Quinta-feira, 23 Outubro de 2025 - 11:30 | Sandra Salvatierre

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Diretoria de Registro Acadêmico (DRA), publicou o Edital nº 62/2025/DRA/UEMS, que regulamenta o processo de transferência externa para 50 cursos presenciais de graduação, com ingresso previsto para o ano letivo de 2026. Ao todo, são 1.130 vagas, sendo 1.021 destinadas à ampla concorrência e 109 reservadas à cota RMS (Residente em Mato Grosso do Sul).
As oportunidades estão distribuídas entre as unidades universitárias de Cassilândia, Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. O processo é voltado a estudantes matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino superior, desde que o curso de origem tenha a mesma denominação do curso pretendido. A seleção contempla ampla concorrência e também a cota para residentes de Mato Grosso do Sul há pelo menos dez anos, conforme a legislação vigente.
As inscrições ocorrerão de 20 a 24 de outubro de 2025 e devem ser feitas presencialmente, mediante entrega da documentação exigida, nas coordenadorias dos cursos ofertados, cujos endereços constam no Anexo I do edital. Podem participar alunos matriculados ou com matrícula trancada em suas instituições de origem a partir do 3º semestre ou 2ª série do curso em 2025. A UEMS ressalta que não será permitida a transferência de estudantes que estejam cursando a 1ª ou a última série.
As vagas contemplam diferentes áreas do conhecimento, como Direito, Enfermagem, Psicologia, Engenharia de Alimentos, Sistemas de Informação, Agronomia, Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Dança, Teatro, Turismo, Zootecnia, Ciências Econômicas, Administração Pública, Matemática, Física e Química, entre outras. O edital apresenta o detalhamento do número de vagas por curso, unidade e turno, disponível para consulta no portal da UEMS.
Os candidatos devem apresentar histórico escolar atualizado, programas das disciplinas cursadas, declaração de matrícula ou trancamento na instituição de origem, comprovante de regularidade no ENADE e, para os concorrentes à cota Residente MS, documentação que comprove residência mínima de dez anos ininterruptos no estado.
Cronograma
Inscrições e entrega de documentos: 20 a 24/10/2025.
Divulgação das inscrições homologadas: 17/11/2025.
Resultado da classificação: 28/11/2025.
Resultado final e convocação para matrícula: 03/12/2025.
Efetivação da matrícula: 04 e 05/12/2025.
As etapas serão divulgadas na página de cada curso de graduação no site oficial da UEMS.
Informações
O edital completo, com a lista de cursos, vagas, requisitos e anexos, está disponível em: https://www.uems.br/diretoria/dra/Editais
Mais informações podem ser obtidas junto às Coordenadorias dos Cursos de Graduação ou pelo e-mail [email protected]
Confira o Edital 062/2025/DRA/UEMS: https://www.uems.br/diretoria/dra/Editais/2025
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Cultura - 15:00 Show “Africanidades” será neste sábado no Teatro Aracy Balabanian
- Ministério Público - 14:50 Imagens de satélite detectam devastação de áreas no Pantanal de MS
- Oportunidades - 14:21 360 vagas e salário inicial de R$ 7,9 mil
- Patrimônio imaterial - 14:00 Povos originários são tema de I workshop de música e poesia na UFMS
- Infraestrutura - 13:50 Governo de MS lança licitação para modernizar 673 km de rodovias
- Justiça - 13:32 Câmara valida nova regra para suspender visitas de pais agressores aos filhos
- Campo Grande - 13:00 Halloween do Pátio será no dia 1º
- Economia - 12:40 Fiems recebe Jornada Nacional de Inovação da Indústria nesta quinta-feira
- Educação - 12:19 Dourados abre inscrições para Concurso de Remoção na rede municipal
- Nova Andradina - 11:54 Pavimentação da Estrada Municipal NA-18 em Nova Andradina