• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dourados abre inscrições para Concurso de Remoção na rede municipal

Professores e profissionais de apoio podem se inscrever até 24 de outubro para mudanças de lotação

Quinta-feira, 23 Outubro de 2025 - 12:19 | Sandra Salvatierre


Dourados abre inscrições para Concurso de Remoção na rede municipal
No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário próprio e anexar declaração de tempo de serviço da unidade, holerite atualizado, cópia de documento de identidade com foto e comprovante de residência. (Foto: A. Frota).

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu inscrições para o Concurso de Remoção de Profissionais do Magistério e do Grupo de Apoio à Gestão Educacional da rede municipal, que seguem até o dia 24 de outubro. A iniciativa contempla professores, coordenadores pedagógicos, professores de apoio, inspetores pedagógicos, além de assistentes, agentes e auxiliares de apoio educacional.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por procurador legalmente constituído na unidade educacional em que o servidor está lotado. O diretor ou coordenador da unidade será responsável por protocolar os pedidos junto à Secretaria Municipal de Educação até 27 de outubro, às 17h, por meio de Comunicação Interna (CI), incluindo todos os requerimentos e solicitações de remoção.

No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário próprio e anexar declaração de tempo de serviço da unidade, holerite atualizado, cópia de documento de identidade com foto e comprovante de residência. As vagas consideradas "puras", decorrentes de aposentadoria, falecimento, readaptação definitiva, exoneração, demissão ou ampliação de salas de aula, foram contabilizadas até 30 de setembro de 2025.

Também estão disponíveis vagas que surgirem a partir de remoções internas, permitindo que candidatos concorram a posições que se tornem disponíveis dentro do próprio concurso. Cada candidato pode optar por até três unidades de ensino, em ordem de preferência.

Para fins de classificação, serão observados os seguintes critérios, conforme o art. 29 da Lei Complementar nº 118/2007: maior tempo de serviço na unidade ou órgão de origem, antiguidade na função, proximidade da residência à unidade pleiteada, tempo de serviço no serviço público municipal e maior idade.

A direção ou coordenação da unidade será responsável por divulgar a Resolução e instruir os candidatos quanto à participação no concurso. Todo o processo ficará sob a responsabilidade do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, garantindo transparência e organização no concurso de remoção, cujo exercício nas novas unidades terá início em 2 de fevereiro de 2026.

SIGA-NOS NO Google News