• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Pantanal é destaque em campanha global inédita com a National Geographic

O projeto convida o mundo a vivenciar um safári para os sentidos no bioma, um Patrimônio Mundial Natural da Unesco, como um produto único e integrado

Quinta-feira, 04 Setembro de 2025 - 11:50 | Redação


Pantanal é destaque em campanha global inédita com a National Geographic
O conteúdo também destacará a hospitalidade local, a culinária pantaneira e a relação harmoniosa da região entre as pessoas e a natureza. (Foto: Bruno Rezende)

Visando colocar o Pantanal brasileiro em evidência, a Embratur realizou uma campanha fotográfica e de narrativa com a National Geographic CreativeWorks.

O objetivo da Agência é reforçar o produto de safári no Brasil e oferecer experiências realistas, em que os participantes possam explorar, por meio dos cinco sentidos, um safári no bioma, que é Patrimônio Natural Mundial da Unesco.

A campanha conta, ainda, com o apoio das Secretarias Estaduais de Turismo do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e dos Sebraes Nacional e dos dois estados.

Na experiência, o Pantanal brasileiro assume o protagonismo em uma jornada inédita. Um dos mais prestigiados veículos de mídia e narrativa do mundo sobre natureza e viagens, a National Geographic CreativeWorks foi contratada pela Agência para embarcar em uma missão de capturar a riqueza natural e cultural do Pantanal Norte e Sul.

Intitulado 'Safári para os Sentidos', o projeto convida viajantes de todo o mundo a mergulharem na experiência sensorial do Pantanal.

O renomado fotógrafo de vida selvagem da National Geographic, Filipe De Andrade, percorreu paisagens intocadas, rios sinuosos, planícies alagadas e fazendas históricas para criar conteúdo visual e audiovisual inspirador. Este material está publicado nas plataformas de mídia da National Geographic, posicionando o Brasil como um destino de natureza inigualável e experiências autênticas.

Para conferir as fotos, clique nos links abaixo:

Pantanal Norte
Pantanal Sul

"O Pantanal oferece uma experiência sensorial única, onde natureza e cultura se entrelaçam como em poucos lugares na Terra. Esta colaboração inédita com a National Geographic CreativeWorks mostrará ao mundo um dos maiores tesouros do Brasil, fortalecendo a imagem do nosso país como um destino de natureza, cultura e sustentabilidade. O Pantanal é um Patrimônio da Humanidade — temos a missão  de protegê-lo e compartilhá-lo. Nosso objetivo é posicionar o produto pantanal no mercado internacional para atrairmos mais turistas que queiram explorar nossa fauna e flora de maneira responsável, esse projeto irá inspirar viagens com propósito, evocar conexões emocionais com a beleza selvagem da região e fomentar a valorização da preservação do que temos de mais precioso", afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

"Por meio do ‘Safári para os Sentidos’, esta campanha destacará as maravilhas naturais do Brasil de uma forma que ressoa profundamente com nosso público global", disse Nadine Heggie, Vice-Presidente de Parcerias de Mídia da National Geographic.

"Estamos entusiasmados em colaborar com a Embratur para destacar um dos ecossistemas mais notáveis do mundo através da lente da narrativa e da fotografia imersiva".

A colaboração com a National Geographic CreativeWorks e o acesso às plataformas de mídia da National Geographic e seus públicos é um movimento estratégico alinhado ao objetivo da Embratur de posicionar o Brasil como um líder global em turismo sustentável e de experiência.

Para a realização do projeto, a Embratur firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

"O Mato Grosso do Sul está muito feliz em fazer parte desta campanha. É a oportunidade de mostrar ao mundo o bioma mais diverso do planeta, que tem mais de 80% de sua área total conservada. O Pantanal é um lugar maravilhoso para a prática da observação de aves, para a vida selvagem e para uma imersão na cultura pantaneira. Temos certeza de que isso vai fortalecer nossa imagem, nosso posicionamento e, com certeza, nos ajudar a aumentar o fluxo de um turismo qualificado, colocando o nome do Pantanal cada vez mais em evidência no cenário internacional", salientou o diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS, Bruno Wendling.

A secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, destacou que a campanha representa um passo decisivo na consolidação do Estado como destino turístico global.

"A aprovação desse projeto é um marco para o turismo de Mato Grosso. Estamos falando de uma ação estratégica, com alcance global, que vai posicionar o Pantanal como um dos principais destinos de vida selvagem do mundo. O conselho compreendeu a importância de investir na promoção qualificada, com parceiros que têm credibilidade internacional, como a Embratur e a National Geographic. Essa campanha faz parte de um plano estruturado, com pilares sólidos, que vão consolidar o Pantanal na rota do turismo internacional e gerar resultados reais para quem vive do turismo no Estado".

"Esta é uma grande ação que unifica o turismo dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que promove o Pantanal brasileiro e, claro, fortalece a identidade de MS por conta das ações que já temos realizado nos últimos anos. Essa campanha vai dar uma baita visibilidade para os nossos destinos, fortalece o nosso posicionamento de destino de natureza de vida selvagem e traz de fato luz aos nossos produtos. Tenho certeza que juntamente com a ação da Galeria Vist Brasil que vai acontecer em Nova lorque, vai nos dar a possibilidade de alcançar o mercado cada vez mais forte que a gente já tem trabalhado há muitos anos, especialmente no mercado norte-americano e mercado europeu", destaca Wendling.

A jornada resultará em duas galerias de fotos exclusivas para o site da National Geographic, uma série de publicações no Instagram com as melhores imagens legendadas pelo fotógrafo e uma coleção de Reels imersivos que capturam a experiência sensorial completa do “Safári para os Sentidos”. O conteúdo também destacará a hospitalidade local, a culinária pantaneira e a relação harmoniosa da região entre as pessoas e a natureza.

Adicionalmente, o projeto será apresentado nos Guias de Destino da National Geographic, com uma seção especial e um link dedicado destacando o Brasil e o Pantanal — expandindo ainda mais o alcance global da campanha.

Mais do que uma viagem, esta missão é um convite para despertar os sentidos e se reconectar com o mundo natural. O Pantanal não será apenas visto — será sentido, vivido e saboreado. E através do storytelling da National Geographic CreativeWorks, o Brasil será revelado ao mundo com a profundidade e a beleza que apenas a natureza pode verdadeiramente expressar.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mato-grosso-do-sul  brasil  pantanal  natureza