Geral
Pacientes hipertensos e diabéticos recebem acompanhamento integral nas unidades de saúde
As atividades visam orientar sobre as medidas de prevenção e combate às duas das principais doenças que acometem a população brasileira
Domingo, 23 Julho de 2023 - 09:44 | Gabriel Telê Santana

Pacientes hipertensos e diabéticos recebem acompanhamento integral e individualizado nas unidades de saúde de Campo Grande, através dos grupos de Hiperdia. As atividades visam orientar sobre as medidas de prevenção e combate às duas das principais doenças que acometem a população brasileira, bem como assegurar o tratamento adequado.
Nesta sexta-feira (21) os atendimentos foram realizados pelas equipes Lírio e Girassol na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pioneira. Durante a ação, os pacientes têm acesso a serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e também participam de palestras, oficinas, dinâmicas, e outras, visando atender a todos os usuários/pacientes que necessitem de cuidados integrais das unidades para a prevenção e tratamento da hipertensão e diabetes.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, lembra que, juntamente com a identificação precoce dos casos, o estabelecimento de vínculo entre as unidades são elementos imprescindíveis para o sucesso do controle desses agravos. “Através do acompanhamento destes pacientes podemos evitar o agravamento das doenças e eventuais complicações”, ponderou.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, cerca de 25% da população brasileira adulta é hipertensa, o que representa aproximadamente 31,3 milhões de pessoas. Já a prevalência de diabetes mellitus no país é de cerca de 8,4%, correspondendo a aproximadamente 12,5 milhões de pessoas.
Os números evidenciam a relevância do acompanhamento e controle dessas doenças crônicas, destacando a importância do programa Hiperdia na atenção primária à saúde para garantir um cuidado adequado e melhorar a qualidade de vida dos pacientes hipertensos e diabéticos.
Hiperdia
O HiperDia é um programa de cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão e diabetes que são diagnosticados nas unidades de saúde. A partir do cadastro, que pode ser realizado em qualquer unidade, os pacientes passam a receber medicamentos e acompanhamento dos profissionais de saúde que, através de ações educativas, ajudam a prevenir complicações decorrentes da falta de controle da doença.
A realização das ações do Hiperdia, ocorrem periodicamente nas 74 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Campo Grande.
Últimas Notícias
- Agepen - 19:00 Encceja prisional tem aumento de 16,5% em relação a 2024 em MS
- Guardiã da Inocência - 18:36 Abusador é preso em flagrante durante operação em Rio Brilhante
- Ação conjunta - 18:18 Autores de furtos, tráfico de drogas e receptação são presos em Caarapó
- DEPCA - 17:52 Segurança é alvo de apreensão com material de abuso sexual infantil
- Escuta regional - 17:36 Tecnologia e integração marcam Escutas Regionais do MPMS em Costa Rica
- MPMS - 17:12 Ministério Público divulga Programa MPTea
- Nacional - 16:52 Base do governo chama ocupação do plenário da Câmara de 'chantagem'
- Educação - 16:35 MEC amplia prazo para pagamento de inscrição de Prova Nacional Docente
- Máscara Caída - 16:28 Operação prende golpista que praticava crimes em Dourados
- Campo Grande - 16:16 Câmara debate desafios para mães atípicas no mercado de trabalho