Geral
Pacientes hipertensos e diabéticos recebem acompanhamento integral nas unidades de saúde
As atividades visam orientar sobre as medidas de prevenção e combate às duas das principais doenças que acometem a população brasileira
Domingo, 23 Julho de 2023 - 09:44 | Gabriel Telê Santana

Pacientes hipertensos e diabéticos recebem acompanhamento integral e individualizado nas unidades de saúde de Campo Grande, através dos grupos de Hiperdia. As atividades visam orientar sobre as medidas de prevenção e combate às duas das principais doenças que acometem a população brasileira, bem como assegurar o tratamento adequado.
Nesta sexta-feira (21) os atendimentos foram realizados pelas equipes Lírio e Girassol na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pioneira. Durante a ação, os pacientes têm acesso a serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e também participam de palestras, oficinas, dinâmicas, e outras, visando atender a todos os usuários/pacientes que necessitem de cuidados integrais das unidades para a prevenção e tratamento da hipertensão e diabetes.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, lembra que, juntamente com a identificação precoce dos casos, o estabelecimento de vínculo entre as unidades são elementos imprescindíveis para o sucesso do controle desses agravos. “Através do acompanhamento destes pacientes podemos evitar o agravamento das doenças e eventuais complicações”, ponderou.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, cerca de 25% da população brasileira adulta é hipertensa, o que representa aproximadamente 31,3 milhões de pessoas. Já a prevalência de diabetes mellitus no país é de cerca de 8,4%, correspondendo a aproximadamente 12,5 milhões de pessoas.
Os números evidenciam a relevância do acompanhamento e controle dessas doenças crônicas, destacando a importância do programa Hiperdia na atenção primária à saúde para garantir um cuidado adequado e melhorar a qualidade de vida dos pacientes hipertensos e diabéticos.
Hiperdia
O HiperDia é um programa de cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão e diabetes que são diagnosticados nas unidades de saúde. A partir do cadastro, que pode ser realizado em qualquer unidade, os pacientes passam a receber medicamentos e acompanhamento dos profissionais de saúde que, através de ações educativas, ajudam a prevenir complicações decorrentes da falta de controle da doença.
A realização das ações do Hiperdia, ocorrem periodicamente nas 74 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Campo Grande.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060