Economia
Programa Proleite entrega animais a produtores de MS em ação pioneira
Nesta etapa, 18 produtores da Capital e seis municípios foram contemplados no eixo de melhoramento genético
Sábado, 15 Novembro de 2025 - 16:10 | Redação

A solenidade da entrega de animais do Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite de Mato Grosso do Sul (Proleite MS) foi realizada durante a 2ª ExpoGenética, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, e contou com a presença de autoridades, criadores e produtores rurais de várias regiões.
Participaram da cerimônia o presidente do Núcleo dos Criadores de Girolando de MS, Alessandro Coelho; o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcelo Real; o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck; o secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta; o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai; o deputado estadual Renato Câmara; e o coordenador do Programa de ATeG da Famasul, Nivaldo Passos.
Nesta etapa, 18 produtores de sete municípios, Camapuã, Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Selvíria, Sidrolândia e Terenos, foram contemplados no eixo de melhoramento genético do Proleite. Eles receberam novilhas, touros e bezerras Girolando com genética aprimorada, capazes de contribuir diretamente para o aumento da produtividade e a melhoria dos rebanhos leiteiros em Mato Grosso do Sul.
O presidente do Núcleo Girolando MS, Alessandro Coelho, recebeu as autoridades após o julgamento da 24ª Exposição Ranqueada da Raça Girolando, destacando a relevância do momento para o setor leiteiro e para os produtores contemplados. ˜Os produtores têm a oportunidade de ter um gado diferenciado, que vai trazer produção, muito leite e benefício à propriedade. É um meio de ter acesso a um rebanho mais produtivo, com qualidade e com genética. Inclusive, há animais premiados hoje na nossa exposição. É uma oportunidade de não somente receber esses animais, mas de multiplicar e melhorar o seu negócio˜.

O diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcelo Real, ressaltou o pioneirismo do Proleite e a importância da escolha da raça Girolando. “Essa iniciativa do Governo do Estado é pioneira no Brasil. Escolheu a raça que representa hoje 90% do leite produzido no país. Os produtores vão receber em casa animais de muita qualidade, adaptados à nossa realidade. Esse é o ponto principal do programa˜.
O secretário Jaime Verruck explicou que o programa foi construído de forma colaborativa, visando resultados concretos para o campo. “Foram muitas horas de discussão até chegarmos a um modelo que desse resultado real. A grande questão não era apenas criar o programa, mas fazer com que ele melhorasse efetivamente a produtividade, aumentasse a produção de leite e a remuneração do produtor. Esse é um trabalho conjunto, com entidades, associações e sindicatos. Hoje damos um grande passo, mostrando a qualidade dos animais e o resultado do programa com as primeiras entregas”.
O secretário-executivo Rogério Beretta apresentou números que refletem o alcance do projeto. “São 45 touros, 106 novilhas prenhes e 270 bezerras. Um investimento de R$ 4 milhões em programas de IATF e transferência de embriões Girolando, um aporte significativo para elevar a produtividade da pecuária leiteira em Mato Grosso do Sul”.
A escolha dos produtores beneficiados foi realizada pelo Senar/MS, que também será responsável pelas ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), bem como pela execução dos serviços de IATF e transferência de embriões na segunda fase do projeto.
Coordenado pela Semadesc, o Proleite MS é uma iniciativa pioneira no Brasil e abrange ainda ações voltadas à indústria láctea, assistência técnica e ao subprograma Leite Vida, com a meta de elevar em 4 milhões de litros a produção anual de leite no Estado nos próximos anos.

Protagonismo Girolando - A raça Girolando foi destaque não apenas na entrega de animais do Programa Proleite MS, realizada na última sexta-feira (7), que marcou o início de uma nova fase para o setor leiteiro estadual com foco no melhoramento genético e aumento da produtividade, mas também na 2ª edição da ExpoGenética, promovida pela Acrissul.
Cerca de 90 animais de Mato Grosso do Sul e São Paulo participaram da 24ª Exposição Ranqueada de Animais Jovens, julgada pelo jurado efetivo Edivaldo Ferreira Júnior. Durante as avaliações, foram observadas características fundamentais para o avanço da raça, como longevidade, rusticidade, eficiência produtiva e equilíbrio funcional, atributos que comprovam a qualidade e superioridade genética do Girolando.
A competição contou com uma das maiores pistas de julgamento de animais jovens do país, com destaque para a categoria Bezerra Mirim CCG 1/2 HOL + 1/2 GIR, que reuniu 20 exemplares de alto nível genético.
Segundo o presidente do Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, Alessandro Oliva Coelho, a presença expressiva da raça na ExpoGenética reafirma o protagonismo do Estado na pecuária leiteira nacional. “A cada edição, percebemos um avanço técnico e genético significativo. O Girolando representa eficiência e sustentabilidade na produção de leite em clima tropical, e essa visibilidade dentro da ExpoGenética é essencial para fortalecer nossos criadores e consolidar Mato Grosso do Sul como referência na produção leiteira".
Últimas Notícias
- Sustentabilidade - 17:42 Pecuária prova que é possível produzir mais e emitir menos com tecnologia
- PIB - 17:10 PIB de MS cresce 13,4% em 2023, 2º maior do país
- Finanças - 16:54 Brasileiros sacam R$ 455,68 milhões esquecidos em bancos em setembro
- Agropecuária - 16:10 Programa Proleite entrega animais a produtores de MS em ação pioneira
- Brasil - 15:50 Governo estuda busca ativa de aposentados com descontos indevidos
- Polícia - 15:10 Dois são presos pela morte de padre
- Polícia - 14:42 Ex-namorado enciumado é procurado por assassinato a facadas
- Polícia - 14:32 Empresária leva quatro tiros ao lutar com assaltante em casa noturna
- Investigações - 14:00 Corpo de padre desaparecido é encontrado na região de distrito industrial
- Finanças - 13:50 Descontos do Refis 2025 continuam com 90% de desconto nas negociações

