Geral
Novo plano de segurança prevê ampliação de monitoramento e orientação em escolas
Polícia Civil explica que identificou autores de ameaças violentas e pede para que responsáveis olhem mochilas dos alunos
Quarta-feira, 12 Abril de 2023 - 12:24 | Victória de Oliveira e Thays Schneider

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, o novo plano de seguranças nas escolas. O reforço será realizado após recorrentes episódios violentos nas instituições de ensino, bem como ameaça de massacre nos locais. “A Educação não vai ceder a ameaças”, pontuou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Segundo o secretário, a Polícia Civil apura denúncias de possíveis ataques às escolas estaduais. Daher também explica que programas atuais de segurança serão ampliados, como é o caso do “Escola Segura, Família Forte”, realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com apoio da Polícia Militar (PM). O sistema de videomonitoramento, a partir de agora, também passará a cobrir entrada de escolas e ruas.

A Delegada-Geral adjunta da Polícia Civil, Rozeman Geise Rodrigues de Paula reforça que as investigações a cerca de possíveis ataques são feitas em massa pela Polícia. “Todas as ameaças do Estado estão sendo apuradas. Pedimos que as famílias fiquem atentas ao pânico nas redes sociais”, explica.
Os trabalhos policiais possuem objetivo de localizar os ameaçadores. “O Grupo de inteligência está trabalhando para localizar cada um dos suspeitos que já foram identificados. Nosso servidores estão sendo orientados. Sabemos que a maioria das notícias é feita por adolescentes”, pontua. Ainda, pede para que pais e responsáveis pelos estudantes fiquem atentos às mochilas das crianças e adolescentes, para evitar que os alunos gerem pânico nas unidades escolares.

O governador Eduardo Riedel marcou presença no evento. Recentemente, visitou o Centro de Monitoramento das escolas da Rede Estadual de Ensino, que fica em Campo Grande, no bairro Amambaí. Estiveram presentes no lançamento autoridades de todo o estado, como o deputado e presidente da Assembleia Legislativa (ALEMS) Gerson Claro, a coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião e o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e Prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior.
A coronel Neidy Centurião explica que a Polícia Militar realiza rondas diárias nas escolas. “Os policiais todos os dias vão até as escolas, para orientação e até abordagem dos alunos”, declara.O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Sejusp.

Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060