• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Meio Ambiente

Moradora da Capital encontra jaguatirica no quintal de casa e aciona PMA; veja vídeo da captura

Mulher ouviu cachorros agitados e latindo e, quando foi verificar, se deparou com o animal

(Foto: Divulgação/PMA)

Uma moradora do bairro cidade Jardim acionou os Policiais Militares Ambientais de Campo Grande após perceber a presença de um animal da espécie Felis pardalis, ou Leopardus pardalis (jaguatirica) no quintal de casa.

A mulher afirmou que ouviu seus cachorros agitados e latindo muito no quintal e, quando foi verificar, deparou com o animal que estava em outro lado do quintal, de onde estavam os cães.

A PMA foi ao local e verificou que o bicho, um adulto, se encontrava em um canto do muro, nas proximidades de uma árvore e, que se tentasse capturá-lo utilizando puçás, o animal poderia pular o muro e ir para rua, o que daria mais trabalho e oferecia risco ao trânsito e à própria jaguatirica.  

(Foto: Divulgação/PMA)

Dessa forma, a PMA isolou o local e acionou um veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) para apoiar a captura com uso de sedativos.

No entanto, para sedá-lo haveria necessidade de se chegar muito próximo, o que poderia gerar a fuga do animal do local e ele se ferir, até porque já se via um ferimento no seu olho.

Então, utilizando redes para cercar a árvore e puçás foi efetuada a captura. A jaguatirica foi sedada para o transporte e foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) que o devolverá à natureza.

(Vídeo: PMA)
Veja Também