Geral
Governo de MS destaca preservação e produção sustentável no Estado
Mato Grosso do Sul esteve no centro do debate do encontro nacional que discutiu mudança climática e infraestrutura
Quinta-feira, 10 Julho de 2025 - 11:50 | Redação

Com foco na produção sustentável e preservação ambiental, o governador Eduardo Riedel participou na terça-feira (8) do evento CNN Talks: COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento, em Brasília. Durante o encontro destacou as ações de preservação no Pantanal e a política de neutralização do carbono na produção agropecuária e atividade industrial do Estado, que são exemplos e referência no Brasil.
“Temos mostrado em Mato Grosso do Sul que pode aliar o desenvolvimento econômico, com a preservação ambiental. O nosso Pantanal tem 83% do território preservado e continuamos com uma série de ações de preservação da biodiversidade. Ao mesmo tempo que a produção agropecuária e industrial converge com nossos objetivos ambientais de se tornar um Estado carbono neutro até 2030”, afirmou o governador.
Riedel ressaltou durante o evento que o Estado tem recebido grandes investimentos privados, que têm capacidade de gerar energia limpa, assim como mitigar a emissão de carbono. “Um dos exemplos são as novas plantas (fábricas) de celulose, bioenergia, assim como o crescimento da suinocultura e avicultura, em que temos uma série de programas de incentivo para se produzir de maneira mais sustentável”.
Considerado um dos encontros nacionais mais relevantes para discutir o clima e infraestrutura, o evento trata-se de uma parceria entre a CNN Brasil e Agência iNFRA. Ele faz parte da cobertura especial rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).
Mais uma possibilidade de diálogo entre estados e mercado sobre o papel das instituições reguladoras durante todo este processo. Segundo os organizadores, o encontro representa mais um passo na construção de uma agenda estratégica rumo à COP30 — um momento em que o Brasil poderá mostrar ao mundo sua capacidade de transformar vulnerabilidades em oportunidades.
Um debate que reuniu autoridades públicas, representantes de agências reguladoras, especialistas e lideranças empresariais. Mato Grosso do Sul entrou no centro do debate por contar com o bioma Pantanal e dispor de um agronegócio de destaque no país.
“Mato Grosso do Sul tem muito a acrescentar na COP30 em Belém. Somos um Estado que se propôs a ser carbono neutro em 20230, com meta ousada e muito factível. Além disto trabalhamos para manter o Pantanal preservado. No Cerrado já temos a transição de áreas degradadas para áreas de maior produtividade. Mostra que estamos no caminho certo, envolvendo ciência e conhecimento”, completou Riedel.
Últimas Notícias
- Itahum - 18:04 Pecuarista foragido após matar vizinho
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS
- Condenação - 15:10 Réu por estuprar idosa é condenado