Geral
Maternidade Cândido Mariano avança na humanização e inaugura quarto com banheira
Método funciona como um alívio para a dor durante o parto, por meio do banho morno
Quinta-feira, 08 Outubro de 2020 - 15:31 | Redação

A primeira sala parto humanizado respeitoso, com banheira, da Maternidade Cândido Mariano foi inaugurada na última quarta-feira, 7 de outubro. O projeto, encabeçado pela sociedade civil organizada e liderado pela médica Rúbia Borges e pela doula Tatiana Marinho, contou também com o auxílio de vários profissionais da equipe do hospital para a finalização.
O método, que funciona como um alívio para a dor durante o parto, por meio do banho morno que ajuda no relaxamento muscular, segue o modelo de hospital materno mais trabalhado fora do país. O objetivo principal é incentivar o parto natural, proporcionando à gestante todo o suporte e acolhimento necessários.
Segundo a enfermeira da Maternidade Cândido Mariano, Patrícia Nunes, o uso da água apresenta vantagens significativas. “Esse efeito anestésico ajuda a atenuar as contrações. Causa a sensação de leveza, o que aumenta a mobilidade da mulher. Além disso, reduz a sensação de cansaço e apresenta uma recuperação mais rápida por ser parto normal”, reforça.
Ainda de acordo com a enfermeira, o parto na água é uma das práticas promovidas pela Maternidade Cândido Mariano para diminuir o uso de intervenções. “O contato pele a pele entre a mãe e o bebê, os exercícios como agachamento e o uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor também são oferecidos à gestante no hospital”, explica Patrícia.
Para o diretor da Maternidade, Daniel Miranda, o respeito aos desejos da mulher e as boas práticas de atenção ao parto refletem também no avanço da saúde de Mato Grosso do Sul. “Atualmente, contamos com um hospital reestruturado e equipado para oferecer o melhor atendimento possível às gestantes de todo o Estado. Nosso foco é evoluir sempre”, comenta o médico obstetra plantonista.
Vale ressaltar que as boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento são oferecidas à todas as pacientes da Maternidade Cândido Mariano, seja pelos convênios, particulares ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Últimas Notícias
- Teste do pézinho - 19:12 Saúde aumenta em 30% recursos para programa do teste do pezinho
- "É uma cilada, Bino!" - 18:37 Preso integrante de quadrilha que rouba caminhões na capital
- Nioaque - 18:05 Condenado por feminicídio é sentenciado a 21 anos de prisão
- TRANSformando Histórias - 17:50 MPMS participa da 2ª edição do 'TRANSformando Histórias' na Capital
- Feminicídio - 17:30 Sogra é morta pelo genro e feminicida é preso em Selvíria
- ALEMS - 17:10 É lei: Supermercados deverão fornecer carrinhos adaptados em MS
- 'Mute' - 16:50 Operação policial realiza inspeção em prisões do MS
- Alerta! - 16:30 Oitavo caso de morcego positivo para raiva acende alerta para Capital
- Educação - 16:16 Inscrição para certificador de provas do Inep é prorrogada até dia 7
- Planejamento - 15:51 População pode dar sugestões sobre novo empreendimento no São Francisco