• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Jovem de assentamento conquista vaga na universidade após atuação da Defensoria

Apoio jurídico garantiu matrícula e abriu caminho para o sonho do ensino superio

Domingo, 28 Setembro de 2025 - 09:00 | Redação


Jovem de assentamento conquista vaga na universidade após atuação da Defensoria
(Foto: acervo pessoal).Após ser aprovada no vestibular, Maria Eduarda teve a matrícula impedida devido a uma exigência burocrática: a conclusão do 3º ano do ensino médio, prevista para dezembro de 2025, e a negativa da escola estadual em fornecer antecipadamente o certificado de conclusão.

Maria Eduarda Soares Pereira Leal, 18 anos, assentada em Selvíria, começou a transformar seus sonhos em realidade ao iniciar o curso de bacharelado em Engenharia Agronômica na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Ilha Solteira/SP, cidade localizada a apenas 15 quilômetros de sua residência. A conquista foi possível graças à atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Após ser aprovada no vestibular, Maria Eduarda teve a matrícula impedida devido a uma exigência burocrática: a conclusão do 3º ano do ensino médio, prevista para dezembro de 2025, e a negativa da escola estadual em fornecer antecipadamente o certificado de conclusão.

Assistida por Stephany Oliveira Giardini Fonseca, defensora substituta em Três Lagoas, a estudante obteve na Justiça de 1º Grau uma tutela de urgência, que obrigou a escola a emitir o documento. Com isso, Maria Eduarda pode efetivar sua matrícula na universidade.

Stephany Fonseca destacou a importância do resultado: “Ela será a primeira a conseguir essa grande conquista [formar-se num curso superior], capaz de mudar a realidade de um núcleo familiar para sempre”.

Emocionada, a caloura afirmou: “Sempre foi um sonho meu entrar em uma universidade pública… Eu tinha 48 horas para fazer minha matrícula e o trabalho da defensora foi muito bem-feito! Nunca vou ser capaz de agradecer à altura”.
 

SIGA-NOS NO Google News