Geral
Indústria tem ano positivo
Quinta-feira, 07 Março de 2019 - 09:02 | Redação
O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul, que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, iniciou o ano de 2019 positivo, alcançando em janeiro 54,4 pontos e tornou-se o 8º mês consecutivo em que ficou acima da linha divisória dos 50 pontos. Na comparação de janeiro deste ano com dezembro de 2018b, há um crescimento de 3,4 pontos.
Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, as variáveis de avaliação apresentaram como desempenho na passagem entre os dois meses: aumento na participação das empresas, que elevaram o número de empregados no mês na intenção de investimentos para os próximos seis meses, e no índice de confiança. “E estabilidade na utilização da capacidade instalada e na participação das empresas com produção crescente ou estável”, pontuou.
Ele ressalta que, no comparativo anual, todas as variáveis avaliadas apresentaram evoluções positivas. “O resultado apurado pelo IGDI em janeiro de 2019 ficou 8 pontos superior à média histórica para o mês. Assim, com todos os resultados consolidados o IGDI segue acima dos 50 pontos, indicando que, na média geral, o desempenho em janeiro foi positivo, segundo a percepção dos empresários respondentes”, reforçou.
O Índice
O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.
No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).
O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). “O professor é matemático com atuação na utilização de métodos quantitativos em economia e tem comprovada experiência na elaboração e uso de indicadores sintéticos”, reforçou o economista.
Últimas Notícias
- Pesquisa - 19:26 Inca e Fiocruz vão produzir dados científicos sobre cigarro eletrônico
- Oportunidades - 18:55 Comarca de Três Lagoas seleciona estagiários de Direito
- Meio Ambiente - 18:18 Atvos realiza ações de conscientização para combate às queimadas no Estado
- Senar/MS - 18:01 Estão abertas 310 vagas para Cursos Técnicos presenciais e semipresenciais gratuitos
- Esporte & Lazer - 17:59 Caminhada Passos Pela Vida conscientiza sobre doação de órgão e córneas
- Esporte - 17:58 Brasil goleia Cuba na estreia na Copa do Mundo de futsal: 10 a 0
- Denúncia - 17:38 Fiação causa incêndio e deixa moradore sem energia elétrica
- Nacional - 17:18 Projeto cria programa de moradia para pessoas em situação de rua
- Abastecimento - 16:50 Águas implanta super poços e garante segurança hídrica na Capital
- Exposição - 16:40 Expoequestre abre "porteira" no dia 17 de setembro