Geral
Evento na UFMS promove debates interdisciplinares sobre a Rota Bioceânica
Palestras, apresentações e mesas-redondas serão realizadas de 3 a 5 de dezembro, no auditório Arq. Jurandir S. Nogueira
Segunda-feira, 01 Dezembro de 2025 - 16:57 | Redação

Com o tema Rota Bioceânica: perspectivas interdisciplinares para os recursos naturais, o Simpósio de Pós-Graduação em Recursos Naturais promove palestras, apresentações e mesas-redondas, de 3 a 5 de dezembro, no auditório Arq. Jurandir S. Nogueira, na UFMS de Campo Grande. O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação de Recursos Naturais, vinculado à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.
Para a coordenadora do programa, Patricia Mescolotti, o Simpósio representa um momento histórico, especialmente porque o curso de doutorado inicia sua primeira turma. “É o primeiro evento mais longo e estruturado do nosso PPG. Este tipo de evento ajuda a dar identidade e permite que os alunos se conheçam, interajam e se engajem fora da sua bolha de pesquisa. Além disso, a comissão é formada por alunos do mestrado e doutorado, sendo esta nossa primeira turma de doutorado, o que permite também interação e aprendizado entre os diferentes cursos. O evento tem potencial de ser um marco no nosso PPG, onde os alunos assumem um papel mais ativo no programa”, destaca.
Para Patricia, a temática escolhida se conecta à vocação interdisciplinar da pós-graduação. “Assim como nosso Programa de Pós-Graduação, a Rota Bioceânica abrange uma grande variedade de perspectivas e potencialidades de estudos transdisciplinares. Todas as nossas linhas têm potencial de desenvolver pesquisas e interações com as temáticas da Rota, desde estender a dinâmica da paisagem e as variabilidades ecossociais, bióticas, de paisagem, de resíduos, e assim por diante”, afirma.

A representante discente do programa, Fábia Carvalho, explica que a motivação para organizar o Simpósio surgiu a partir de uma demanda real dos estudantes. “A ideia surgiu a partir de uma conversa entre discentes e coordenadora sobre a escassez de eventos relacionados ao recursos naturais. Geralmente, temos eventos mais específicos como encontros de botânicos, por exemplo, encontro de arquitetos, entre workshops e congressos. Como agora o Programa de Pós-Graduação tem doutorado, estamos na primeira turma, seria interessante um evento para que integrasse esses discentes de mestrado e doutorado e uma forma de divulgar a pós-graduação em recursos naturais”, comenta a estudante.
Fábia avalia que o Simpósio já apresenta resultados, antes mesmo de ser realizado. “Tivemos a grata surpresa de recebermos uma grande quantidade de inscritos. Para um primeiro evento assim, é normal que fiquemos receosos de não ter tantos inscritos, mas já superou nossas expectativas. Acredito que a grande área em o Recursos Naturais está inserido, o de Ciências Ambientais, possibilita uma gama maior de público, já que há diferentes profissionais inseridos na área, como arquitetos, geógrafos, biólogos, químicos e engenheiros ambientais.” conclui a estudante.
Para mais informações, acesse o Instagram do programa
Últimas Notícias
- Problema técnico - 17:45 Hemosul da Santa Casa não realizará coleta de sangue nesta terça-feira
- Campo Grande - 17:28 Vídeo: Colisão em mureta na Av. Gunter Hans vitimou estudante
- Atendimentos - 17:17 Defensoria ultrapassa 390 mil atendimentos e expande atuação em MS
- Corredor - 16:57 Evento na UFMS promove debates interdisciplinares sobre a Rota Bioceânica
- Antônio João - 16:50 Homem persegue e queima casa de companheira
- Prioridade - 16:32 Comissão aprova atendimento preferencial a idosos e pacientes com câncer
- MS-164 - 15:55 Homem é preso transportando cabelo humano em Ponta Porã
- Operação Successione - 15:35 Novos membros envolvidos do jogo do bicho são identificados
- Prevenção - 15:00 Dourados intensifica ações de prevenção e testagem no Dezembro Vermelho
- Capacitação - 14:50 SEAC-MS abre últimas inscrições do ano para cursos gratuitos do PROFAC

