• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dourados intensifica ações de prevenção e testagem no Dezembro Vermelho

Unidades farão mobilização com testes rápidos, orientações e atividades educativas ao longo de todo o mês

Segunda-feira, 01 Dezembro de 2025 - 15:00 | Sandra Salvatierre


Dourados intensifica ações de prevenção e testagem no Dezembro Vermelho
As atividades incluem testes rápidos, orientação sobre métodos de prevenção, distribuição dos novos preservativos fornecidos pelo Ministério da Saúde modelos sensi (mais fino) e tex (texturizado), além de esclarecimentos sobre o funcionamento do SAE/CTA e ações de integração entre os serviços especializados e a Atenção Primária à Saúde (APS). (Divulgação|Assecom)

A Prefeitura de Dourados ampliará, ao longo de dezembro, as ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da Aids. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Departamento de Vigilância em Saúde e pelo Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, integra o movimento Dezembro Vermelho, período dedicado à promoção da saúde sexual e ao combate ao estigma relacionado às infecções.

As atividades incluem testes rápidos, orientação sobre métodos de prevenção, distribuição dos novos preservativos fornecidos pelo Ministério da Saúde modelos sensi (mais fino) e tex (texturizado), além de esclarecimentos sobre o funcionamento do SAE/CTA e ações de integração entre os serviços especializados e a Atenção Primária à Saúde (APS).

Durante a primeira semana, cinco unidades de saúde receberão suporte técnico do SAE/CTA, com testagens, emissão de laudos e registro de atendimentos. O cronograma começa:

No dia 1º, na unidade CSU, com presença da equipe durante todo o horário de funcionamento. 

Dia 2, o Izidro Pedroso contará com acompanhamento pela manhã; 

Dia 3, o Parque das Nações II terá apoio para testagem matutina; 

Dia 4, a Seleta ofertará testes rápidos com suporte da equipe; 

Dia 5, o Ouro Verde realizará testagem ao longo de todo o dia.

Dourados intensifica ações de prevenção e testagem no Dezembro Vermelho

Educação e ações intersetoriais

A programação também envolve atividades voltadas a públicos específicos. No dia 16, o Patronato Penitenciário receberá palestra sobre IST, com orientações sobre transmissão, prevenção, tratamento e apresentação dos serviços disponíveis.

No dia 17, a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) receberá 50 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, aplicados no período da manhã, em ação conduzida pela equipe especializada para ampliar o acesso ao diagnóstico entre indígenas.

Para Aurenita Barbosa, gerente do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, todas as iniciativas estão alinhadas ao Plano de Ações e Metas (PAM) 2025. “Entre os propósitos centrais, destacam-se a ampliação do acesso à testagem, o incentivo à prevenção segura, a promoção do diagnóstico precoce, o fortalecimento do vínculo com os serviços de saúde e a redução do estigma que ainda impacta a vida das pessoas que vivem com HIV”, afirma.


Dezembro Vermelho

Comemorado mundialmente em 1º de dezembro desde 1988, o Dia de Combate à Aids reforça a importância da prevenção combinada, que envolve uso de preservativos, testagem rápida, PrEP, PEP, tratamento contínuo e informação de qualidade,  com base no princípio de que pessoas com carga viral indetectável não transmitem HIV.

“Essas estratégias são essenciais para reduzir a transmissão do HIV e de outras IST, especialmente diante do desafio persistente do diagnóstico tardio”, destaca Aurenita.

As ações seguem durante todo o mês nas unidades de saúde e nos serviços especializados do município.

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mato-grosso-do-sul  dourados  saude  prevencao