• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Estudantes do IFMS participam de competição nacional em Espírito Santo

A delegação formada por 45 estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa em Guarapari, no Espírito Santo, da edição especial dos Jogos dos Institutos Federais – JIFs. Este ano, o evento faz uma homenagem ao aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Oito campi enviaram atletas para a competição, dentre elas Aquidauana (11), Corumbá (6), Campo Grande (7), Coxim (4), Dourados (7), Jardim (2), Ponta Porã (5) e Três Lagoas (3). Os estudantes participam nas categorias futsal, vôlei feminino, atletismo, handebol, vôlei de praia masculino e feminino, e xadrez.

A judoca Lívia Ramos foi uma das primeiras a competir. Estudante do Campus Corumbá, ela se diz emocionada e nervosa por estrear na competição. “É minha primeira vez na etapa nacional e está tudo muito pilhado. É sempre muito bom competir”, comemora Lívia.

A equipe de futsal masculino chegou à Guarapari e já colocou o pé na areia. Mesmo com toda essa descontração, o grupo garante que o foco é a competição.

“Estamos bem entrosados, mas também ansiosos. A gente veio com vontade ganhar. Esperamos muito da nossa equipe, pois a gente treinou muito para esse nacional”, reforça Abraão Brito, do Campus Aquidauana. 

Para o chefe da delegação do IFMS, Brunno Ferreira, professor de Educação Física do Campus Coxim, a participação no evento já é um prêmio para os estudantes.

“A experiência de viajar com colegas dos outros campi e construir uma relação de solidariedade e respeito com os professores, além do ambiente saudável que a gente busca criar, é muito importante. Temos a competição como pano de fundo, mas nosso objetivo é a construção do ser humano de forma mais completa. Está sendo um evento excelente, grande, numa cidade bonita e uma estrutura bacana”, detalha Brunno. 

Para a participação dos estudantes nos JIFs, o IFMS assumiu as despesas com hospedagem, alimentação e transporte da delegação, que possui ao todo 50 integrantes, entre estudantes e servidores. O custo por estudante é de cerca de R$ 1,3 mil. O total investido no evento é de cerca de R$ 70 mil com todas as despesas.

A programação completa dos JIFs 2019 está disponível na página do evento, onde também é possível conferir fotos da competição.