Geral
ESMP-MS realiza curso sobre falhas na cadeia de custódia e investigações
Capacitação abordou os conceitos e princípios técnicos e jurídicos da cadeia de custódia e como erros de procedimentos podem comprometer uma investigação criminal
Segunda-feira, 30 Junho de 2025 - 17:50 | Redação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Escola Superior (ESMP-MS), realizou o curso ‘O Perigo Invisível: Como falhas na Cadeia de Custódia podem anular uma investigação’. A iniciativa contou com a parceria do Consulado-Geral dos Estados Unidos da América e de outras instituições. Voltado a membros do MPMS e profissionais de entidades colaboradoras, a capacitação abordou o correto entendimento e a aplicação dos procedimentos da cadeia de custódia, além dos principais desafios enfrentados durante a investigação criminal.
Na abertura do evento, o Promotor de Justiça e Diretor-Geral da ESMP-MS, Fabio Ianni Goldfinger, ressaltou a relevância da qualificação contínua para o fortalecimento das instituições que atuam na defesa da sociedade. Segundo ele, iniciativas como essa são fundamentais para o aperfeiçoamento técnico dos membros do MPMS e das forças de segurança. “Este evento é importante para a integração de carreiras e de forças na segurança pública”.
A capacitação foi ministrada pelo perito digital Leandro Morales, que destacou a importância de ampliar o debate técnico e jurídico sobre a cadeia de custódia de provas digitais e a necessidade de aproximar as instituições, assegurando que todos os atores do sistema de Justiça compreendam as especificidades desse tipo de prova. “Percebemos que, muitas vezes, o sistema judiciário é o mais carente de conhecimento técnico sobre o tema, por isso esse curso é tão necessário”.
A cadeia de custódia é um dos pilares fundamentais para garantir a integralidade e a credibilidade das provas coletadas no processo penal. Trata-se do conjunto de todos os registros e controles que comprovam o percurso da prova, desde o momento de sua coleta no local do crime até sua apresentação no processo. Em relação às provas digitais, esse controle é ainda mais sensível, tendo em vista que envolve dados eletrônicos que podem ser facilmente alterados ou manipulados.
Durante a capacitação, os participantes puderam compreender o conceito, a importância da cadeia de custódia e seus princípios técnicos e jurídicos, os erros comuns que comprometem uma investigação e as boas práticas na preservação e análise de provas digitais. Ao final, foi realizado um debate com perguntas entre o capacitador e os presentes.
Últimas Notícias
- Identificado pelas digitais - 18:40 Suspeito de assalto à casa de idoso é preso
- Maracaju - 18:30 Trio é preso com mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão baú
- Mês do Orgulho - 18:09 MPMS integra Comitiva de Cidadania LGBTQIAPN+ em ação na 14 de Julho
- Capacitação - 17:50 ESMP-MS realiza curso sobre falhas na cadeia de custódia e investigações
- Nacional - 17:32 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 52 milhões nesta terça-feira
- Pantanal Sustentável - 17:17 ABPO defende protagonismo dos produtores no Pacto do Pantanal
- Ribas do Rio Pardo - 16:50 Segurança é morto com cinco tiros
- Prejuízo de R$ 3,3 milhões - 16:24 Veículo com mais de 1,5 tonelada de maconha é recuperado
- Meio Ambiente - 16:03 Pesquisadores capturam mais um tatu-canastra em parque de Três Lagoas
- Após dois dias - 15:55 Foragido que matou namorada à facadas é localizado pela polícia