Geral
Estado abre consulta pública da população trans para aprimorar cuidados
Dois questionários, para funcionários da saúde e público geral, estão abertos a respostas até o dia 10 de Outubro
Sexta-feira, 13 Setembro de 2024 - 10:55 | Redação

A Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (Suprova), vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), participou da Expopet Cuiabá nos dias 7 e 8 de Setembro. No mesmo período, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (MS) realizou o evento "Diálogos sobre saúde trans", que incluiu o lançamento de uma consulta pública para discutir os ambulatórios trans no estado.
O evento reuniu representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), coordenadores da Associação das Travestis e Transexuais de MS (ATMS), Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e movimentos sociais, além da população trans.

Luan Henrique da Silva Souza, membro do IBRAT/MS, destacou a importância de se discutir a saúde trans com a participação direta da comunidade. Ele relatou sua experiência pessoal de constrangimento durante um exame médico, ressaltando a necessidade de um atendimento mais humanizado e inclusivo para pessoas trans.

Bel Silva, assistente social e mulher trans, falou sobre os desafios do binarismo no atendimento de saúde, enfatizando a urgência de um cuidado integral que vá além da hormonização, considerando também as condições de vida da pessoa trans. Vagner Campos, subsecretário de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+, reforçou a importância de construir políticas públicas que realmente impactem a população.

A defensora pública Thaísa Defante, coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), destacou a relevância do debate e a importância da consulta pública para melhorar o atendimento à população trans no sistema de saúde.
A consulta pública estará aberta até 10 de Outubro de 2024 e permitirá que a população trans e profissionais de saúde contribuam para a revisão e aprimoramento da Linha de Cuidado do Processo Transexualizador em Mato Grosso do Sul.
Links para participar da consulta:
- Para a população trans: [Clique aqui para acessar o formulário].
- Para profissionais de saúde: [Clique aqui para acessar o formulário].
A consulta pública será encerrada no dia 10 de outubro de 2024.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060