Geral
Em MS, 350 profissionais deverão explicar despesas altas
Terça-feira, 23 Abril de 2019 - 20:30 | Redação
A Receita Federal de Mato Grosso do Sul vai acionar 350 profissionais liberais para esclarecerem os lançamentos de despesas de R$ 214 milhões nas declarações do Imposto de Renda de 2014 a 2017. A ação faz parte da Operação Pandora deflagrada para apurar os motivos das despesas muito altas frente aos lucros obtidos.
Se não atenderem à solicitação e nem se justificarem, os profissionais liberais poderão ser alvo de fiscalização e até punições previstas em lei para casos de sonegação. O valor de R$ 214 milhões é considerado grande em relação a um número pequeno de contribuintes, o que intrigou a Receita Federal.
A suspeita é de que os profissionais estariam 'inflando' as despesas no livro-caixa para pagar menos imposto. Contudo, durante entrevista à imprensa, o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Edson Ishikawa mencionou que o pedido para revisar a declaração não significa que os profissionais cometeram irregularidades.
Porém, segundo ele, é preciso esclarecer a suposta discrepância. Por isso, nesta primeira fase da operação, os profissionais receberão as cartas nominais solicitando que comprovem as despesas informadas à Receita Federal por meio de revisão à declaração do IR.
A operação é realizada em toda a região Centro-Oeste e mais o Tocantins. Foram selecionados 2,4 mil profissionais de diversas áreas, como médicos, advogados, engenheiros e arquitetos.
Os profissionais terão até o dia 14 de Maio para entregar a documentação regularizada. A partir do dia 17 de Junho começa segunda etapa da operação, onde será definida a fiscalização nas contas das empresas.
Últimas Notícias
- Estado - 20:02 Governo premia entidades e pessoas com atuação pelos direitos humanos
- Imprensa - 19:52 Ministro nega que decisão do STF sobre imprensa represente censura
- Campo Grande - 19:30 Projeto Retalhos com Amor encerra ano com 15 servidores atendidos
- Esporte - 19:19 Campeonado de futebol suíço reúne sete equipes de escolas da Reme
- Congresso - 18:55 Comissão aprova novas regras para escolha de reitores de universidades
- Projeto de Lei - 18:32 Proposto observatório de monitoração da violência contra a mulher em MS
- DEAM - 18:06 Mulher mente sobre ser mantida em cativeiro
- Publicada - 17:59 Lei assegura direito a acompanhante para mulheres em serviços de saúde
- Câmara Federal - 17:39 Cliente poderá ser compensado em dinheiro por interrupção de serviços
- Corumbá - 17:17 Homem com filho no colo é baleado em MS