Geral
Em Corumbá, catadores de recicláveis recebem capacitação
Quinta-feira, 19 Dezembro de 2019 - 15:39 | Redação
A prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu cursos de capacitação para os catadores de materiais recicláveis. Divididos em 7 módulos, os treinamentos aconteceram de junho a dezembro.
Os cursos aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social II (CRAS II) e reuniram os integrantes das duas associações de catadores: Preservadores do Meio Ambiente e Vale da Esperança. Juntas, as associações têm cerca de 70 catadores cadastrados, mas houve a participação de 95 pessoas. Também participaram catadores independentes.
As capacitações trataram de noções de administração, empreendedorismo, cooperativismo, mercado de trabalho, saúde e segurança; educação ambiental e normatização. Os objetivos foram introduzir novos conhecimentos por meio de capacitações; promover a formação dos associados mediante a realização de oficinas e permitir aos associados uma melhor gestão integrada de resíduos sólidos.
“Com os cursos buscamos mostrar aos catadores a necessidade de transformar essas associações em cooperativas. Como cooperativas podem captar recursos e o Município dá esse apoio. Hoje, são assistidos semanalmente pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria Municipal de Assistência Social. Para o ano que vem, vai ser montada a cooperativa e o Município vai buscar parceria para cursos de cooperativismo para os catadores”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Ana Cláudia Moreira Boabaid.
Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, o prefeito Marcelo Iunes entregou os certificados de conclusão para os participantes. Na mesma cerimônia, o chefe do Executivo Municipal assinou a liberação para abertura de processo licitatório – orçado em R$ 50 mil – para construção de banheiros no aterro controlado (popular lixão) e fez o repasse simbólico de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as duas associações de catadores de recicláveis.
Presidente da Associação Vale da Esperança, Samuel Moraes, classificou o período de capacitações como “muito importante” para todos os catadores associados. “Mostrou que através da união podemos ser mais fortes”, disse. Antônio Ojeda, presidente da Associação Preservadores do Meio Ambiente, fez avaliação semelhante. “É um passo muito importante para o nosso futuro. A união vai nos fortalecer”, afirmou.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Corumbá)
Últimas Notícias
- Teste do pézinho - 19:12 Saúde aumenta em 30% recursos para programa do teste do pezinho
- "É uma cilada, Bino!" - 18:37 Preso integrante de quadrilha que rouba caminhões na capital
- Nioaque - 18:05 Condenado por feminicídio é sentenciado a 21 anos de prisão
- TRANSformando Histórias - 17:50 MPMS participa da 2ª edição do 'TRANSformando Histórias' na Capital
- Feminicídio - 17:30 Sogra é morta pelo genro e feminicida é preso em Selvíria
- ALEMS - 17:10 É lei: Supermercados deverão fornecer carrinhos adaptados em MS
- 'Mute' - 16:50 Operação policial realiza inspeção em prisões do MS
- Alerta! - 16:30 Oitavo caso de morcego positivo para raiva acende alerta para Capital
- Educação - 16:16 Inscrição para certificador de provas do Inep é prorrogada até dia 7
- Planejamento - 15:51 População pode dar sugestões sobre novo empreendimento no São Francisco