• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dourados convocará 210 professores para fortalecer Educação Especial

Novo chamamento amplia inclusão e reforça compromisso com estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Quinta-feira, 09 Outubro de 2025 - 13:50 | Redação


Dourados convocará 210 professores para fortalecer Educação Especial
Com o novo chamamento, o município chegará a 478 convocações, considerando as duas etapas anteriores com 250 e 18 profissionais que reforçam o quadro da Rede Municipal de Ensino (Reme). Os professores convocados integrarão o quadro efetivo e atuarão no atendimento às crianças com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA). (Foto: A. Frota).

A Prefeitura de Dourados convocará 210 professores de apoio da Educação Especial, aprovados no concurso público realizado em 2023. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pelo prefeito Marçal Filho, durante reunião com o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, marcando o terceiro chamamento de concursados para a área.

“Desde os primeiros dias da nossa gestão, todos os esforços da Educação têm sido no sentido de aperfeiçoar a qualidade do ensino que oferecemos às nossas crianças, e essa convocação é mais um passo nesse sentido”, destacou o prefeito Marçal Filho.

Com o novo chamamento, o município chegará a 478 convocações, considerando as duas etapas anteriores com 250 e 18 profissionais que reforçam o quadro da Rede Municipal de Ensino (Reme). Os professores convocados integrarão o quadro efetivo e atuarão no atendimento às crianças com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA).

Um Projeto de Lei para criação dos cargos será encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal, onde passará por votação. “Tão logo a aprovação do projeto e sanção da lei que criará os 210 cargos, daremos início ao processo de convocação desses profissionais, respeitando a ordem de classificação no concurso público”, explicou o prefeito.

Segundo o secretário Nilson Francisco, todos os professores a serem chamados já atuam nas escolas municipais, uma vez que a administração optou por não realizar processo seletivo temporário, priorizando a chamada direta dos concursados. Os profissionais são licenciados e especializados em Educação Especial e poderão escolher em qual das 46 escolas municipais com vagas disponíveis desejam atuar.

Durante o anúncio, Marçal Filho ressaltou o impacto positivo da medida para as famílias douradenses. “Essa é uma notícia muito importante para os pais e mães de alunos com deficiência intelectual ou autismo”, afirmou. “Estamos reforçando nosso compromisso com a inclusão e com o aprendizado das nossas crianças”, completou o prefeito ao reafirmar o objetivo de fazer da Educação municipal uma referência no Estado.

O secretário Nilson Francisco informou que a relação dos convocados já está pronta e será publicada após a criação dos cargos pela Câmara, respeitando a ordem classificatória do concurso. Ele destacou ainda que o chamamento ocorrerá de forma gradual, garantindo a organização administrativa e pedagógica da rede.

Mesmo diante das limitações financeiras e do decreto de contenção de despesas, o prefeito ressaltou que a medida é uma exceção necessária. “Sabemos das dificuldades do município, mas esta é uma prioridade”, disse. “Investir na Educação Especial é investir na dignidade e no futuro das nossas crianças”, finalizou Marçal Filho.

 

SIGA-NOS NO Google News