• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Santa Casa solicita audiências para continuar atendimentos ao SUS

Falta de recursos acontece desde agosto de 2023 e poder público é cobrado para apresentar solução devido aos contratos prorrogados sem ajuste

Quinta-feira, 09 Outubro de 2025 - 14:30 | Issel Chaia


Santa Casa solicita audiências para continuar atendimentos ao SUS
Entidade enfrenta problema financeiro há mais de um século e pede reunião junto a Prefeitura de Campo Grande e Governo de MS para solução. (Foto: Divulgação/ABCG)

A Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande (ABCG) informa a solicitação, em caráter de urgência, de audiências junto a Prefeita Municipal de Campo Grande e com o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, para garantir a continuidade da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com decisão liminar vigente.

Atuante há mais de um século, a instituição que é referência em assistência hospitalar pública, vem enfrentando um cenário crítico de sustentabilidade financeira. Os contratos com o SUS vêm sendo prorrogados, desde agosto de 2023, sem nenhum reajuste no valor-base, gerando desequilíbrio frente ao aumento progressivo dos custos hospitalares.

Ainda, a Santa Casas não vem recebendo recursos provenientes de ações judiciais já reconhecidas contra antigos gestores da saúde, que estão em fase de cumprimento, agravando ainda mais a situação econômica da entidade.

O hospital acumula dívidas com fornecedores e prestadores de serviço, com o comprometimento da capacidade de manter os atendimentos essenciais à população. A necessidade de discutir a situação da Santa Casa junto aos gestores públicos, reforça não somente a nova contratualização, mas também soluções estruturantes para o passivo acumulado.

A entidade aguarda o agendamento das reuniões o mais breve possível, afim de evitar o colapso dos serviços hospitalares, garantindo assim a continuidade da assistência à saúde pública.

SIGA-NOS NO Google News