• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dançarinos realizam encontro performático nesta quinta-feira

´Sala de Visita´ é uma proposta que investiga, desde 2021, os processos criativos e as possibilidades de integração artística

Quinta-feira, 09 Outubro de 2025 - 16:53 | Redação


Dançarinos realizam encontro performático nesta quinta-feira
(Foto: Reginaldo Borges/Divulgação)

Quando a sala de visita vira palco para encontros, criação, improvisação e partilha! Nesta quinta-feira (09), às 20 horas, a artista da dança Jack Mourão abre as portas da sua casa para o renomado dançarino, coreógrafo, diretor e produtor Cristian Duarte (SP), para ´procedimento#9´, pela ´Sala de visita#expandida´, quarta edição do programa ´Sala de Visita´, com transmissão ao vivo pelo Youtube. O projeto está sendo realizado com o incentivo do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC/2024), pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

´Sala de Visita´ é uma proposta da artista Jack Mourão que investiga, desde 2021, os processos criativos e as possibilidades de integração artística a partir de encontros performativos realizados no formato online e ao vivo, na sala de seu apartamento. Criado durante o isolamento social causado pela pandemia da covid 19, o projeto explora novas formas de fruição da dança e das artes do corpo, convidando o público a assistir às apresentações diretamente de suas casas, de qualquer lugar do mundo, pelo Youtube.

A proposta consiste em encontros de improvisação em dança realizados na sala do apartamento da artista e de seus convidados, tornando o ambiente doméstico um espaço expandido de criação, partilha e experimentação. Em três edições já realizadas (2021, 2022 e 2024), o projeto alcançou mais de 5 mil pessoas e vem se consolidando como um ponto de articulação e pesquisa entre artistas de diferentes linguagens.

“Nesta nova edição ´Sala de visita#expandida´, convido outros artistas da dança e de outras linguagens, numa versão do projeto no qual proponho expandir a minha sala, para também experimentar criar em outras salas, outros ambientes. Mais do que um lugar, o ´Sala de Visita´ é uma oportunidade de encontro, de discordância, de partilha, de resistência: um território temporário”, destaca Jack.

Dançarinos realizam encontro performático nesta quinta-feira
(Foto: Mayra Azzi/Divulgação)

O convidado desta semana, Cristian Duarte (SP), é dançarino, coreógrafo, diretor e produtor com mais de duas décadas de trajetória, reconhecido por criar contextos de experimentação e formação em dança. Formado no Estúdio e Cia Nova Dança (São Paulo) e na P.A.R.T.S. (Bruxelas), sua produção é reconhecida com prêmios no Brasil e apresentada internacionalmente. Já coreografou para companhias como Balé da Cidade de São Paulo e Cullberg Ballet (Estocolmo), e atua como preparador corporal e coreógrafo em teatro, ópera e cinema, como no filme Homem com H (2024), de Esmir Filho.

´Sala de Visita´ expande suas paredes com residência artística - Pela primeira vez, o programa ´Sala de Visita´ expande suas paredes e ocupa outros lugares de Campo Grande com a residência artística ´Surradá´. Durante quatro dias, 15 artistas se reunirão em uma residência para estudo e formação, com Cristian Duarte. O resultado da residência se transformará numa performance pública, com transmissão em 25 de outubro.

Esta residência convida a mover o corpo, a memória, as palavras e os afetos que nos atravessam no presente; um tempo onde o real parece se dissolver, e viver, por vezes, exige delirar. Entre o impulso de fabular e a urgência de existir, este espaço se propõe como um campo de experimentação sensível, onde tudo aquilo que nos comove pode se tornar matéria para criar.

“Vivemos uma atualidade que parece borrar as fronteiras entre realismo e surrealismo. O que antes seria considerado “real” hoje nos soa inverossímil; o que era “surreal”, torna-se cotidiano. É nesse entre-lugar que nasce a vontade de confundir os registros do inconsciente surrealista com a subversão poética do dadaísmo — não apenas como referências históricas, mas como motores de uma lógica sensorial e estética. As cores, os acasos, os encontros entre corpos e objetos improváveis, tudo isso compõe a aposta do que aqui chamo de surradá: um modo de criação que busca provocar novas sinapses, desorganizar o pensamento habitual e abrir espaço para imaginar, mover e compor de outros jeitos”, descreve Cristian Duarte.

A residência acontece nos dias 22, 23 e 24 de outubro, das 18h às 21 horas e, no dia 25, das 9h às 12 horas e, das 14h às 18 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 10 a 14 de outubro por meio deste formulário.

Serviço: ´Sala de visita#expandida´, quarta edição do programa ´Sala de Visita´, traz nesta quinta-feira (09), às 20 horas, o encontro performativo entre os artistas da dança Jack Mourão e Cristian Duarte, com transmissão ao vivo pelo Youtube. A residência artística ´Surradá´ acontece de 22 a 25 de outubro, com inscrição gratuita por este formulário. E, no dia 25, o projeto traz uma performance pública com os participantes da residência artística. Mais informações pelo site www.saladevisita.com/  e pelo Instagram @saladevisita_.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  arte  encontro  danca  transmissao