Geral
Dia de Prevenção ao Suicídio: Iniciativas globais para conscientização
Data visa destacar a importância da prevenção e encorajar a discussão aberta sobre questões relacionadas à saúde mental
Terça-feira, 10 Setembro de 2024 - 13:00 | Redação

Hoje, 10 de Setembro, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data para aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio e oferecer apoio a pessoas em risco. A iniciativa é promovida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio de diversas organizações de prevenção ao comportamento suicida ao redor do mundo.
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio visa destacar a importância da prevenção e encorajar a discussão aberta sobre questões relacionadas à saúde mental. O tema deste ano, “Apoio e Esperança”, enfatiza a necessidade de construir redes de suporte e proporcionar recursos para aqueles que enfrentam crises emocionais.
Diversas atividades estão sendo realizadas globalmente para marcar a data, incluindo campanhas de conscientização, eventos comunitários e iniciativas educacionais. A IASP e a OMS, em parceria com organizações locais e internacionais, estão promovendo programas de treinamento para profissionais de saúde, desenvolvendo recursos educacionais e incentivando o envolvimento da comunidade na identificação e suporte a pessoas em risco.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 2022, suicídio continua a ser uma das principais causas de morte no mundo, com mais de 700 mil vidas perdidas a cada ano. Especialistas destacam que a prevenção eficaz do suicídio envolve uma abordagem multifacetada que inclui o acesso a cuidados de saúde mental, suporte social e estratégias de intervenção precoce.
No Brasil, organizações como o Centro de Valorização da Vida (CVV) desempenham um papel crucial oferecendo suporte emocional e orientação a pessoas em crise. As campanhas de hoje visam reforçar a importância de buscar ajuda e apoiar aqueles que estão enfrentando dificuldades emocionais. Disque 188 para mais informações.
Últimas Notícias
- Boliviano transportava droga - 18:45 Cães farejadores encontram mais de 5 kg de cocaína em Corumbá
- Tráfico de drogas - 18:00 Mais de 100 kg de pasta base apreendidas e dupla é presa em flagrante
- Tráfico de drogas - 17:40 Caminhão com mais de 5 toneladas de maconha é apreendido
- Política - 17:24 Audiência tensa tem choro na CPI do Transporte
- Oportunidades - 17:19 Emprega CG realiza ação no Aero Rancho
- Capacitações - 17:15 MS intensifica combate à hanseníase com capacitação na Atenção Primária
- Economia - 17:02 Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho
- Corumbá - 16:50 Motorista é indiciado após investigação do acidente na BR-262
- Segurança - 16:25 Governo divulga nota sobre os servidores de MS retidos em Israel
- Dormiu no ponto - 16:00 Homem encontrado dormindo perto de moto furtada