Geral
Corregedoria realiza correições e inspeções em quatro comarcas
Correição judicial consiste na averiguação periódica da regularidade dos serviços nas unidades
Quinta-feira, 14 Setembro de 2023 - 12:50 | Gabriel Telê Santana

Nesta terça-feira, dia 12 de setembro, uma comitiva da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) deu início aos trabalhos de correições e inspeções ordinárias nas serventias judiciais e extrajudiciais das comarcas de São Gabriel do Oeste, Rio Negro, Camapuã e Bandeirantes.
Comandada pelo Corregedor-Geral de Justiça, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, a equipe da CGJ segue com a inspeção até esta quinta-feira (14). Acompanham o Corregedor, o juiz auxiliar da CGJ, José Eduardo Neder Meneghelli, além da assessoria do desembargador e de servidores dos Departamentos de Correição Judicial, de Inspeção Extrajudicial e de Padronização da Primeira Instância.
A previsão é de que todas as serventias de MS sejam correicionadas e inspecionadas ao longo do biênio 2023/2024, tornando efetivo o exercício das atividades fiscalizadora e orientadora. Esta é mais uma etapa de visitas in loco, que alcançarão ainda as cidades de Corguinho, Figueirão e Jaraguari.
Saiba mais – A função correcional consiste na fiscalização, correição, inspeção, visita e outras atividades de orientação das serventias judiciais e extrajudiciais e de seus serviços auxiliares. Divide-se em judicial e extrajudicial, sendo a função correcional judicial denominada de correição e a extrajudicial de inspeção.
A correição judicial consiste na averiguação periódica da regularidade dos serviços nas unidades judiciárias de primeira instância, reduzindo-se a termo os dados constatados, as deficiências e boas práticas encontradas, além de eventuais orientações e determinações às unidades para melhorar seu desempenho.
A função correcional extrajudicial consiste na fiscalização dos serviços notariais e de registro, para a observância da continuidade, celeridade, qualidade, eficiência, regularidade e urbanidade na prestação dos serviços notariais e de registro, bem como do acesso direto ao notário ou registrador pelo usuário, e do atendimento específico das pessoas consideradas por lei vulneráveis ou hipossuficientes.
Últimas Notícias
- Caarapó - 17:30 Preso após cair em barranco com carro cheio de cigarros
- Desenvolvimento social - 17:09 Sicredi viabiliza nova UTI do Hospital de Câncer Alfredo Abrão na Capital
- Saúde - 17:00 Carreta da Mulher leva atendimentos gratuitos e exames a Três Lagoas
- Trânsito - 16:42 Vídeo: Mulher atropelada por homem empinando moto está na UTI da Santa Casa
- Campo Grande - 16:30 Ataques de pitbull na Capital
- Relações saudáveis - 16:02 Capital recebe o 1º grupo de habilidades voltado ao equilíbrio emocional
- Solidariedade - 15:57 Guarda Municipal de Dourados lança campanha de arrecadação de brinquedos
- Educação - 15:38 Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025
- Solidariedade - 15:15 Sem forças nos braços e pernas, vendedora precisa de cadeira motorizada
- Sustentabilidade - 14:55 Campo Grande adota conceito de ‘Cidade-Esponja’ para combater enchentes

