Geral
Força-tarefa trabalha para minimizar danos de temporal e faz alertas à população
Corpo de Bombeiros orienta sobre prevenção e cuidado em situação de vendaval ou alagamentos
Quarta-feira, 20 Outubro de 2021 - 17:31 | Suzy Jarde Vera

O Corpo de Bombeiros detalhou nesta quarta-feira (20) os trabalhos referentes aos danos causados pelo temporal de sexta- feira passada, 15 de Outubro. O Major Fábio Pereira Lima ressaltou ainda cuidados de prevenção em situações de ventanias, alagamentos e queda de árvores.
Segundo o Major, a corporação, a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) estão unidas em uma força-tarefa para tratar do assunto.
Devido ao temporal, o número de ocorrências aumentou expressivamente. Foram registradas mais de 200 chamadas de moradores que acionaram os bombeiros em razão do risco de queda de árvores ou até mesmo sobre as que já caíram com a ventania de quase 100km/h.
"Existe entre esses setores uma comunicação constante, para que não aconteça de uma mesma ocorrência ser atendida por mais de um dos departamentos envolvidos. Houve situação de nos deslocarmos até um bairro para realizar uma ocorrência, mas quando chegamos, uma equipe da Defesa Civil já se encontrava no local. Já trabalhamos em cima dessa questão para que não ocorra novamente", explicou o Major.

O Major reforçou ainda que a população precisa ter paciência, pois além do grande número de ocorrências por conta dos estragos deixados pelo temporal, eles não deixaram de atender as outras demanda, como acidentes de trânsito, domésticos, animais feridos e incêndios.
"Nos distribuímos em equipes, e procuramos atender a todas solicitações, dando prioridade maior para aquelas ocorrências que mais apresentam risco a vida humana".
De acordo com os dados, as regiões mais afetadas pelo temporal foram: Prosa, Centro e Anhanduizinho. Esses locais lideram o número de registros de quedas de árvores, galhos e obstrução de ruas.
Até o momento foram registradas 254 ocorrências de queda de árvores, dentre elas várias sobre casas, muros e rede elétrica.

Orientações - Tendo em vista uma nova frente fria que se aproxima de Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros orienta sobre situações de risco.
A primeira está relacionada aos autos-reparos que muitos moradores preferem fazer, ao invés de aguardarem a chegada dos bombeiros ou departamento competente e preparado para tal situação. Há moradores que se arriscam subindo em telhados para retirar de árvores por conta própria.
Outra orientação diz respeito ao abrigo em locais seguros até que a ventania ou temporal passem. Os bombeiros pedem que a população não se abrigue debaixo de árvores.
Por fim, o Major alertou sobre situações de alagamentos e sugeriu que os moradores retiram todos os equipamentos interligados nas tomadas, para evitar um curto circuito.

Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 07:00 Sem pagamentos, produtores do Guariroba alertam para risco ambiental
- Saúde - 19:12 Casas Rosa e Azul realizam mutirão de saúde do Homem e da Mulher no sábado
- Nacional - 19:09 Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumulado vai para R$ 9 milhões
- Paranaíba - 18:42 Com tornozeleira e crack em cueca, traficante é detido
- Política - 18:26 Governistas pedem suspensão de cinco deputados, um de MS
- Três Lagoas - 18:02 Mulher tem maxilar quebrado por ficante
- Política - 17:50 Deputada de MS é alvo de representação por agressão a colega
- Causa animal - 17:17 Aprovado projeto de lei que cria a Unidade de Bem-Estar Animal na Capital
- Laço - 17:00 Parque do Peão sedia nova etapa do Laço Comprido neste fim de semana
- Educação - 16:52 Apesar de proibição, 29% admitem palmadas e beliscões em crianças