Corumbá
Cidade de MS inaugura bondinho para transporte e passeio contemplativo
Equipamento favorece pedestres no fácil acesso às áreas históricas, de visitação e contemplação

O Funicular/Plano Inclinado, obra de requalificação urbanística ligando a parte Alta com a parte Baixa de Corumbá, foi entregue pelo prefeito Marcelo Iunes e pelo ministro do Turismo, Carlos Brito nesta sexta-feira, 13 de maio. A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, acompanhou a agenda.
O prefeito Marcelo Iunes destacou que a intervenção tem a finalidade de proporcionar melhor mobilidade, favorecendo os pedestres (moradores, turistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) no fácil acesso às áreas históricas, de visitação e contemplação, já que se trata de um cenário considerado um dos cartões postais de Corumbá. Iunes reforçou que Corumbá tem outras obras, em andamento, viabilizadas com recursos via Iphan.
“Temos o Antigo Mercadão, a Prefeitura Antiga, a Comissão Mista; a Casa do Artesão e também o ILA. Se Deus quiser ministro, o senhor voltará a Corumbá ainda este ano para entregar estas obras. Peço esse olhar carinhos para Corumbá. Precisamos do apoio do Governo Federal, o Estado é grande parceiro, e que presidente Jair Bolsonaro continue investindo no patrimônio cultural brasileiro, sempre olhando para a o nosso Pantanal; rio Paraguai e para nossa Corumbá. Que a gente consiga entregar esses projetos”, complemento o chefe do Executivo Municipal.

De acordo com o ministro do Turismo, a requalificação urbanística valoriza forte turismo corumbaense. “Corumbá está dentro do nosso planejamento, conte com o governo federal prefeito. São ações que fortalecem ainda mais o turismo de Corumbá e o brasileiro”. A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, disse que o Funicular é uma obra significativa. “Representa, de fato, a verdadeira interação entre a preservação do patrimônio e o usufruto da população. Obras como essa realmente estão fazendo a diferença”, destacou.
A requalificação urbanística fez parte do pacote do PAC Cidades Históricas do Governo Federal, via IPHAN, com valor de R$ 1.479.627,35; além de recursos próprios da Prefeitura de Corumbá. Geralmente, requalificação envolve as áreas externas, como praças e ruas, e visa agregar mais conforto, iluminação, segurança, beleza e qualidade de vida ao espaço público.
Antes de entrar em operação, a Fundação do Turismo do Pantanal fará um processo seletivo simplificado para escolher os profissionais que vão atuar o Plano Inclinado.

O Funicular - O Funicular/Plano Inclinado é uma espécie de bondinho ligando a avenida General Rondon a Travessa Mercúrio, no Porto Geral. Visa promover a mobilidade, urbanização, melhoria das condições socioambientais, turísticas e a acessibilidade facilitando o acesso da população – e visitantes – ao Porto Geral e à orla fluvial no Porto Geral.
O equipamento possui duas plataformas de entrada: a superior, que se encontra na avenida General Rondon, próximo ao Antigo Hotel Galileo no início da rua Frei Mariano; e a inferior, em uma pequena praça que dá acesso ao Porto Geral através da Travessa Mercúrio. O transporte dos passageiros é feito através do acesso a uma destas plataformas. O passageiro entra na cabine do elevador com capacidade para 06 pessoas. A cabine – popularmente conhecida como Funicular/Plano Inclinado – percorre um trilho inclinado, num trajeto de 45 metros, vencendo um desnível (altura) de 19 metros entre a plataforma superior e a inferior.
Atualmente o acesso entre a parte alta e a parte baixa (orla do rio Paraguai) da cidade de Corumbá é feito através de várias ladeiras e a histórica Escadinha da XV. As ladeiras da cidade trazem a memória de boa parte da história e tradições culturais do município, como a festa do Banho de São João na Ladeira Cunha e Cruz e acontecimentos históricos como a batalha da Guerra contra o Paraguai. Porém devido as grandes inclinações das ladeiras, dentre outros fatores, é dificultosa a mobilidade de ônibus de transporte público e pedestres a pé, desta forma não promove a facilidade de acesso ao Porto por parte da população local e dos turistas.

Veja Também
Concerto com músicos portugueses é atração on-line e gratuita
Três músicos formam o núcleo que é a base de suporte para os concertos de música improvisada
Corumbá celebra 1° ano do registro do Banho de São João como Patrimônio Cultural do Brasil
Antes de sair para o cortejo, o andor foi abençoado pelo padre Júlio César Mônaco, pároco da Matriz
Doador de agasalho poderá ganhar violão autografado de Luan Santana
Quem doar um agasalho ou um cobertor poderá trocar por um cupom para concorrer
Restaurado, monumento histórico será entregue com solenidade
Foi realizado um trabalho para identificar e remover resquícios de reparos feitos anteriormente
Novas edições da Quarta e Quinta Cultural acontecem hoje e amanhã
Evento integra o 2º Festival Gastronômico e Musical Descubra CG
Primeiro cinema movido a energia solar do Brasil chega a Três Lagoas
Versão CineSolarzinho para o público infantil é o primeiro cinema itinerante movido a energia limpa
Gibiteca percorre rede de supermercados da Capital
Projeto atua há mais de 20 anos levando a transformação por meio da leitura
Cidade de MS inaugura bondinho para transporte e passeio contemplativo
Equipamento favorece pedestres no fácil acesso às áreas históricas, de visitação e contemplação
Bioparque Pantanal abre votação para escolher nome de sucuri paraense
Joelma, Gaby Amarantos e Fafá de Belém são as três opções de nomes para a serpente