Geral
Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas apenas 40% das pessoas internadas tomaram a vacina contra a Influenza
Quinta-feira, 03 Julho de 2025 - 16:10 | Emanuely Lobo

Dados divulgados pela da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostra que Apenas 40,2% das pessoas atualmente internadas por doenças respiratórias, residentes em Três Lagoas, tomaram a vacina contra a Gripe/Influenza. O dado reforça aimportancia da vacinação diante do aumento no numero de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrado na cidade.
De acordo com a secretaria, o municipio vacinou 46,27% do do público-alvo da campanha contra a Influenza, sendo: idosos (49,34%), crianças (42,06%) e gestantes (39,68%).
Ao todo, foram aplicadas 33.864 doses da vacina, sendo 14.145 em integrantes do público-alvo e 19.719 no público em geral.
Comparando o número de hospitalizações de moradores de Três Lagoas nos anos de 2024 e 2025 foi observado um aumento significativo de internações por síndrome respiratória aguda grave , em 2024 a cidade registrou 229 internações em 2025 esse número subiu para 256.
A intensificação da circulação de vírus respiratórios contribuem para o agravamento de quadros clínicos e, consequentemente, a maior necessidade de internações hospitalares.
A situação se agrava quando é observado os dados de pacientes hospitalizados vindos de outros municípios. Em 2024, foram registradas 91 hospitalizações de não residentes. Já em 2025, esse número saltou para 166.
Segundo a coordenadora da VIGEP, Adriana Spazzapan, “Atualmente, Três Lagoas a maior parte de internações são de pacientes de outros municípios, pois como a Cidade é um polo de saúde, estamos absorvendo um número importante de pacientes de outros municípios.”
Síndrome Respiratória Aguda Grave
A Síndrome Respiratória Aguda Grave é uma condição que exige atenção médica urgente, muitas vezes levando à necessidade de suporte ventilatório e cuidados intensivos, o que acaba por sobrecarregar os serviços de saúde locais. O crescimento no número de hospitalizações reforça a gravidade do momento e a necessidade de ações preventivas, principalmente a vacinação, e de fortalecimento da rede de atenção à saúde.
Impacto do vírus
Os vírus respiratórios têm afetado de maneira diferenciada diversas faixas etárias da população de Três Lagoas, exigindo estratégias específicas de enfrentamento:
-Vírus Sincicial Respiratório (VSR): Altamente prevalente em crianças de 0 a 2 anos, com potencial de provocar quadros graves que demandam hospitalização. Em idosos, o VSR também pode levar a complicações, como pneumonia e insuficiência respiratória.
-Influenza (Gripe): Afeta todas as idades, com maior incidência de complicações em crianças menores de 5 anos e idosos com mais de 60 anos.
-Rinovírus: Embora cause, em geral, quadros leves, pode evoluir com complicações em crianças, idosos e pessoas com comorbidades. É comum em crianças em idade escolar (5 a 14 anos) e adultos jovens.
Com dados da Secretária Municipal de saúde de Três Lagoas
Últimas Notícias
- Polícia Militar Ambiental - 18:50 "EcoTroca" acontece neste sábado no Parque Matas do Segredo
- Campo Grande - 18:10 Cliente condenada por injúria contra gerente de pizzaria
- Pesquisa - 17:50 Corumbá é selecionada para estudo nacional sobre efeitos das mudanças climáticas
- Bonito - 17:38 Traficante é detido na "Boca do Chitão" com 1,3 quilos de cocaína
- Natal - 17:00 Prefeitura oferece bate-bate gratuito e Casa do Papai Noel no Natal Encantado de Dourados
- Campo Grande - 16:50 Dupla presa com veículo cheio de itens de contrabando e descaminho
- Natal dos sonhos - 16:31 Praça Ary Coelho reabre com luzes de Natal
- Copa 2026 - 16:08 Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
- Proxímo ano - 15:53 Prefeitura divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
- Noroeste - 15:30 Campanha Natal Solidário arrecada frangos e panetones para famílias do Jardim Noroeste

