Geral
Aberto, Parque Ayrton Senna acolhe população em situação de rua
Ativação do ponto segue parâmetros técnicos pactuados entre os órgãos da gestão municipal
Quinta-feira, 03 Julho de 2025 - 13:00 | Redação

A instabilidade climática provocada pela onda de frio que atinge Campo Grande desde segunda-feira (30) levou a Prefeitura a prorrogar, até esta quinta-feira (3), o funcionamento do Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna para atender pessoas em situação de rua durante o período noturno.
Desde o dia 28 de Maio, quando foi ativada a primeira etapa da ação, 588 pessoas já pernoitaram no local, onde foram distribuídas 851 marmitas, além de ração para os pets que acompanham os usuários. Somente na noite de ontem, 64 pessoas foram acolhidas no ponto de apoio, sendo 54 homens e 10 mulheres.
Dentre elas, estavam cinco crianças, quatro migrantes, dois idosos e dois animais de estimação. Houve ainda três atendimentos por demanda espontânea e 12 encaminhamentos realizados pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que ao longo da noite fizeram 22 abordagens e encaminharam 14 pessoas para unidades de acolhimento.
A quarta etapa do projeto Inverno Acolhedor teve início na segunda-feira (30), quando os termômetros registraram 12°C, com sensação térmica de 9°C durante a madrugada. Os mesmos índices são previstos para esta noite de quinta-feira e madrugada de sexta, segundo alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil do município.
A ativação do ponto segue parâmetros técnicos pactuados entre os órgãos da gestão municipal, que definem o funcionamento do serviço sempre que a previsão indicar mínimas iguais ou inferiores a 12°C — com prioridade para situações de frio extremo, como as registradas no início desta semana.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) e tem como foco acolher pessoas em situação de rua abordadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), mas que recusam encaminhamento para as unidades da SAS.
Ponto de apoio - O ponto de apoio funciona das 18h às 6h, oferecendo colchões, cobertores, alimentação e atendimento de saúde por meio do Consultório na Rua. Para fortalecer a ação, um novo mutirão de serviços oferecidos pela Emha e demais secretarias municipais foi realizado na quarta-feira (2), no Centro POP, com foco na atualização cadastral da população em situação de rua que utiliza a unidade.
Durante o inverno, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social intensificam as ações na região central e em locais com maior concentração de pessoas em situação de rua. Para denúncias ou informações, a SAS disponibiliza os telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 e 156.
Últimas Notícias
- Despedida - 19:19 Jornalista e ex-secretário de Comunicação da Capita morre no PR
- Corumbá - 18:50 Químico de 75 toneladas utilizado para produzir cocaína é apreendido
- Cotidiano - 18:50 Menina realiza sonho de conhecer viaturas e o quartel dos bombeiros
- Projeto aprovado - 18:10 Projeto que inclui treinamento da Manobra de Heimlich no pré-natal é aprovado
- Corumbá - 17:50 Condenado por estupro da enteada é localizado e preso
- Parque dos Poderes - 17:34 Jiboia se enrola em amortecedor de carro
- Acidente na rodovia - 17:00 Caminhonete capota e motorista morre
- Nova Andradina - 16:52 Operação Solvente cumpre 12 mandados de busca e apreensão e prende suspeito por tráfico
- Capital - 16:35 Planurb convoca audiência sobre empreendimento no Jardim dos Estados
- Estudos - 16:10 Prefeitura lança curso gratuito de Departamento Pessoal e RH

