Geral
Centro de Inteligência da Justiça Estadual aprova notas técnicas
Reunião discutiu o auxílio que notas técnicas fornecem aos magistrados, sobretudo em assuntos relacionados à saúde
Quinta-feira, 11 Julho de 2024 - 16:50 | Redação

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins, reuniu-se com os demais membros do Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul (CIJEMS) na sala de reuniões da presidência para tratar de assuntos do setor como a elaboração de notas técnicas. O CIJEMS aprovou a publicação de duas notas técnicas.
A reunião discutiu o auxílio que notas técnicas fornecem aos magistrados, sobretudo em assuntos relacionados à saúde. A Nota Técnica nº 8 aborda os critérios de ressarcimento dos serviços de saúde prestados por unidades privadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em cumprimento de ordem judicial.
Outra tema discutido foi a grande demanda de execuções de títulos extrajudiciais nos juizados das comarcas do Estado. Ele será o tema da Nota Técnica nº 9 do CIJEMS. Pelo estudo feito, são ações movidas por empresas em busca de cobranças em volume que chegam a representar metade ou até mais da metade do total de ações em andamento nos respectivos juizados.
Trata-se de uso abusivo e predatório do juizado especial, trazendo morosidade, sendo que estas empresas, são formalmente classificadas como de pequeno porte, mas que na prática integram conglomerados econômicos, valendo-se da gratuidade dos serviços dos juizados para promover cobranças em massa. Os membros do CIJEMS discutiram medidas para combater tal conduta, além da publicação da nota técnica.
A reunião contou com a presença do Des. Marcelo Câmara Rasslan, do juiz Bruce Henrique dos Santos Bueno Silva e de servidores do Tribunal. Participaram remotamente do encontro a juíza Janine Rodrigues de Oliveira Trindade e os juízes Aldrin de Oliveira Russi e Vitor Dias Zampieri.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060