Geral
Centro de Especialidades Médicas passa a realizar vasectomia em Três Lagoas
A Secretaria Municipal de Saúde apresenta mais um avanço na ampliação do atendimento à saúde do homem
Sábado, 08 Novembro de 2025 - 10:30 | Sandra Salvatierre

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas anuncia uma importante novidade em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde integral do homem. A partir da próxima semana, o procedimento de vasectomia passará a ser regulado e realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Os atendimentos serão realizados pelos urologistas Dr. Ary e Dr. Edson, com início previsto para os dias 14 e 18 de novembro, respectivamente. Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, manifestar interesse e, caso atendam aos requisitos, serão encaminhados via sistema de regulação de vagas para o planejamento familiar. Nessa etapa, o paciente passa por atendimento psicológico, etapa necessária para a montagem do processo e posterior realização do procedimento.
Atualmente, 32 pacientes aguardam na fila para a realização da cirurgia, e a expectativa é que o CEM realize, em média, 15 vasectomias por mês, contribuindo para reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso ao serviço.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a implantação do serviço representa mais um avanço da Prefeitura de Três Lagoas na ampliação da oferta de procedimentos especializados, garantindo melhor acesso e qualidade no atendimento à saúde masculina.
Além dessa novidade, as Unidades de Saúde do município seguem com programação especial durante todo o mês, com ações educativas, palestras, testes rápidos e orientações voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde do homem.
Sobre a vasectomia
A vasectomia é um procedimento cirúrgico de esterilização masculina que impede a gravidez ao bloquear a passagem dos espermatozoides produzidos nos testículos. É considerada um método contraceptivo permanente e altamente eficaz, realizado por meio da interrupção dos canais deferentes, responsáveis por conduzir os espermatozoides até o pênis.
Critérios para realizar a vasectomia
O município segue as diretrizes federais estabelecidas pela Lei nº 14.443/2022, que garante o direito à esterilização voluntária por meio da vasectomia a homens com 21 anos ou mais (com ou sem filhos) ou entre 18 e 21 anos, desde que tenham pelo menos dois filhos vivos. A legislação também elimina a necessidade de autorização do cônjuge.
É imprescindível passar por consulta médica ou de enfermagem na unidade de saúde para o encaminhamento via sistema eletrônico, acessando o link:
“Consulta em Psicologia – Planejamento Familiar – Vasectomia”.
Deve haver um intervalo mínimo de 60 dias entre a manifestação de vontade e a realização do procedimento cirúrgico, conforme determina a norma federal.
Últimas Notícias
- Renova Centro - 11:29 Empresários e parceiros se reúnem no centro
- Dourados - 11:00 Dourados define critérios de classificação em programas habitacionais
- Meio Ambiente - 10:58 Caixa lança plataforma para redução de CO₂ em projetos habitacionais
- Saúde - 10:30 Centro de Especialidades Médicas passa a realizar vasectomia em Três Lagoas
- Digital - 10:15 Projeto de lei institui política de enfrentamento a golpes digitais
- Saúde - 09:53 Novembro Azul: por que os homens ainda se cuidam menos?
- Xadrez - 09:15 Torneio Vitória-Régia de Xadrez acontece neste sábado em Corumbá
- Fronteira - 09:10 Foragido da Justiça é preso com granada e mais de 400 quilos de drogas
- Record TV - 08:50 Record TV é premiada no Gema Awards com chamada exibida no Cine Maior
- Portal Meu Detran - 08:39 Avanço da digitalização no Detran MS

