• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Brasil e Bolívia reforçam parceria para navegabilidade no canal Tamengo

Reunião da Comissão Mista Brasil-Bolívia sobre o Sistema Tamengo foi realizada em Corumbá

Segunda-feira, 21 Julho de 2025 - 12:10 | Redação


Brasil e Bolívia reforçam parceria para navegabilidade no canal Tamengo
(Foto: Divulgação)

Autoridades do Brasil e da Bolívia discutiram nesta quinta-feira, 17 de julho, o fortalecimento da cooperação bilateral para garantir a navegabilidade do canal Tamengo e o desenvolvimento sustentável da Hidrovia Paraguai-Paraná. O assunto norteou os debates da 'VI Reunião da Comissão Mista Brasil-Bolívia sobre o Sistema Tamengo (Comista Tamengo)', realizada no auditório do Sindicato Rural de Corumbá.

A comissão, criada por acordo firmado em 1978 entre os dois países, tem o papel de coordenar estudos e ações para a gestão do sistema fluvial. Após um período de baixa atividade, as reuniões têm sido retomadas com maior frequência desde 2023. A sexta edição, em Corumbá, contou com a participação de representantes de ministérios e agências dos dois governos, além de autoridades estaduais e municipais.

Entre os principais temas abordados estiveram os avanços regulatórios promovidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), projeções climatológicas e hidrológicas da bacia do rio Paraguai, detalhamento do projeto de concessão da hidrovia e questões ambientais — com destaque para o trabalho de delimitação da bacia apresentado pela delegação boliviana.

A reunião também reafirmou a importância do canal Tamengo para o escoamento da produção agroindustrial da região de fronteira e para o acesso boliviano aos mercados ultramarinos. O canal, que liga o Porto de Puerto Quijarro (Bolívia) ao rio Paraguai, é estratégico para o comércio exterior dos dois países.

Brasil e Bolívia reforçam parceria para navegabilidade no canal Tamengo
(Foto: Clóvis Neto/PMC)

Durante a abertura do evento, o secretário especial de Articulação Política e Institucional da Prefeitura de Corumbá, Marcos de Souza Martins, destacou o histórico e os desafios da navegação na região. “Temos lutado ao longo dos anos para viabilizar a navegação plena em nossa hidrovia do rio Paraguai. Precisamos fortalecer o relacionamento com a Bolívia e desenvolver, juntas, as cidades de Puerto Suárez, Quijarro, Corumbá e Ladário”, afirmou.

Representando o governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Pereira (Semadesc) reforçou a importância estratégica do canal Tamengo. “É um canal fundamental para a navegação e o escoamento da safra, especialmente dos irmãos bolivianos, mas também dos brasileiros que produzem na Bolívia”, disse.

Pela Bolívia, o almirante Gustavo Anibarro, do Ministério da Defesa, defendeu a “navegação plena do sistema Tamengo” como prioridade comum. Já a embaixadora Marissa Castro, diretora-geral de Limites e Águas Internacionais Transfronteiriças, ressaltou que a retomada dos trabalhos da comissão resulta do mandato conjunto dado pelos presidentes Luis Arce e Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro realizado em Santa Cruz de la Sierra.

A primeira-secretária do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Luana Melo, lembrou que metade das reuniões da comissão foi realizada nos últimos dois anos e meio, o que evidencia o novo impulso dado ao tema. “Cerca de 80% do comércio exterior entre nossos países passa por esta região. Com o canal Tamengo e a hidrovia em plena operação, o potencial é enorme”, afirmou.

(Com informações da prefeitura de Corumbá)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  corumba  brasil  bolivia  navegantes