• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Avanço de casos no interior preocupam

Sábado, 09 Maio de 2020 - 11:20 | Redação


Mato Grosso do Sul teve um acréscimo de 20 casos confirmados de pessoas com Covid-19 nas últimas 24 horas. Com esse incremento de 6,1%, as confirmações agora somam 346. A Secretaria Estadual de Saúde espera ainda o resultado de mais 71 casos suspeitos que estão sendo apurados. “Nossos olhos e preocupação neste momento estão voltados para as cidades de Brasilândia e Guia Lopes da Laguna que estão com alta taxa de incidência”, ressaltou o secretário da SES, Geraldo Resende.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado em transmissão ao vivo neste sábado (09) foram confirmados mais 8 casos em Guia Lopes e mais 4 em Brasilândia. Proporcionalmente ao número de habitantes, essas duas cidades tem taxa de incidência muito elevadas. Em Guia Lopes a incidência proporcional é de 202,1% e de Brasilândia é de 92,7%. É muito acentuado considerando que a Capital apresenta taxa de 17%. No total de números absolutos, Campo Grande tem 152 confirmações, Três Lagoas com 65, Guia Lopes soma 20 e Dourados 17.

Ainda segundo o balanço, dos 346 infectados, 200 estão curados e sem sintomas, 24 internados, 114 em isolamento domiciliar. O número de óbitos permanece em 11.  Dos 20 novos casos confirmados desde sexta-feira (8) apenas um paciente está hospitalizado e os demais estão isolados.

De acordo com a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, a mobilidade urbana e rural permite a disseminação do vírus. “Não façam viagens, permaneçam em casa. Nós sabemos que no interior há o hábito de deslocar para sítios nos finais de semana e também é um risco”, assegurou.

Durante a transmissão ao vivo nas redes sociais, foi confirmada a ampliação da realização de testes pelo sistema drive-thru na cidade de Corumbá a partir da próxima semana. Essa sistemática de coleta já é feita em Campo Grande, Dourados e em Três Lagoas, onde o número de testes será ampliado. “É com a testagem sendo feita mais rapidamente que vamos detectar os casos, colocar as pessoas em isolamento e evitar atransmissão por meio do contato”, reforçou a secretária-adjunta.

SIGA-NOS NO Google News