• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Atendimento do programa "Odontologia para Bebês" inicia agenda em Corumbá

Quarta-feira, 22 Janeiro de 2020 - 19:13 | Redação


O cronograma de atendimentos para 2020 do programa de prevenção “Odontologia para Bebês” será iniciado no próximo sábado (25), em Corumbá. Os atendimentos em Corumbá acontecem das 8h e às 13h. Para participar do programa de prevenção, os pais devem entrar em contato pelo número (67) 3309-5394.

Na próxima semana, o programa começará as atividades do ano em Campo Grande, na segunda-feira (27) e na quinta-feira (30). Além do atendimento às crianças, o programa também busca transformar os pais e responsáveis em multiplicadores de conhecimentos, por meio de palestras que levam conhecimento sobre prevenção e cuidados com a saúde bucal das crianças de zero a três anos.

A dinâmica do programa começa com uma palestra de orientação aos pais e, ao final do encontro, os bebês são agendados para o atendimento clínico preventivo. O ideal é que a primeira consulta seja realizada antes da erupção do primeiro dente. Os retornos são realizados a cada três meses para orientações, acompanhamento e intervenções quando necessário.

A beneficiária Núbia Karen Viana está gestante e já se preocupa com o filho que ainda não nasceu. Núbia participou do programa em Campo Grande e, para ela, saber que o filho já está amparado, ainda na barriga, traz grande alívio. “É importante participar do programa porque a gente fica orientada sobre o que fazer, principalmente, com a higiene. Também é muito bom ter o seu filho amparado desde o início. Hoje, aprendi bastante sobre a limpeza do dente, o que usar e como usar, enfim, várias coisas que eu não sabia”.

Também atendida em Campo Grande, Luciene Vicente é mãe de um bebê de 8 meses e, segundo ela, o que mais chamou a sua atenção foram as dicas que nunca havia sido dita por nenhum outro profissional. “Eu tinha muita dúvida sobre a higienização, porque ninguém nunca nos falou sobre isso. Então, eu vim pela saúde bucal do meu filho. Hoje, aprendi usar corretamente o fio dental. Na verdade, eu não sabia que ele precisava, afinal, ele tem apenas dois dentes”.

Joice Rabelo também é mãe de uma criança de oito meses e ela destaca que a palestra esclareceu muitas dúvidas. “Aprendi muita coisa que eu não sabia sobre a higiene bucal, principalmente o fio dental, que eu não sabia que era necessário na idade dela. Achei ótimo e foi muito produtivo”.

A odontóloga responsável pelo “Odontologia para Bebês”, Heloisa Helena da Cunha, salienta como funciona o programa de prevenção. “O programa abrange crianças de 0 a 5 anos, sendo que a criança pode entrar até completar três anos e 11 meses, porém, quanto antes ela for ao dentista melhor, não só para prevenir possíveis problemas, mas, também para desmistificar alguns mitos relacionados a necessidade de a criança frequentar o dentista. A gente quer receber essas crianças com saúde bucal e, principalmente, manter essa saúde”.

SIGA-NOS NO Google News