• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Esportes

Transformações tecnológicas no esporte chegaram para ficar

Conheça as ferramentas que estão elevando o nível das competições e dos competidores

Quarta-feira, 28 Novembro de 2018 - 18:18 | Redação


Transformações tecnológicas no esporte chegaram para ficar

A tecnologia transformou as formas de relação humana a relação com o trabalho e o aprendizado, a medicina e também trouxe seus impactos para o universo dos esportes.

A cada novo torneio internacional, copas de futebol ou nos tradicionais jogos olímpicos, uma série de novos recursos hi-tech chegam para potencializar a performance de atletas e também para surpreender o público, criando um universo de novas possibilidades para quem pratica e assiste as competições.

A internet sem duvidas revolucionou a coleta, tratamento e disseminação das notícias esportivas, permitindo não só que os fãs de esporte acompanhe as principais notícias de futebol, por exemplo, mas é possível adquirir a informação em tempo real ou personalizar a visualização de forma agrupada e estatisticamente.

Conheça algumas ferramentas que estão em prática e surpreenda-se.

Uniformes - Os uniformes se tornaram praticamente auxiliares de treino. A gigante Adidas, por exemplo, já disponibilizou o sistema miCoach para equipes de rugby da Europa e para o futebol americano e canadense. Com ele, a tecnologia de captura de movimentos, por meio de dispositivos compactados nos uniformes e calçados, permite que tecnologias como GPS, acelerômetros e giroscópios acompanhe a velocidade, impulsão, taxa cardíaca e distâncias percorridas pelos atletas.

Análises de dados - Na mesma linha dos equipamentos de coleta de dados, os atletas e treinadores também se beneficiam dessas tecnologias. Muitos já estão familiarizados com o Ubersense, software de captura de movimentos que envia, em tempo real, uma análise de vídeo aos esportistas, permitindo até a observação dos movimentos em câmera lenta.

Em escala maior, as super câmeras de assistência aos árbitros já são uma realidade no auxílio de juízes de futebol no Brasil, como em outros esportes de destaque como tênis, rugby, vôlei, baseball, entre outros, diminuindo drasticamente a margem de erros humanos e mudando a definição de partidas importantes.

Preparo de atletas - Já imaginou testar seus equipamentos esportivos com a ajuda de um robô? Essa já é uma realidade para as equipes profissionais do golfe ou tênis. O Trainerobot é um desses equipamentos que, com o auxílio de sensores ultra apurados, recria movimentos humanos perfeitos para jogadores de ping-pong treinarem suas habilidades sozinhos, sem a necessidade de outro jogador ou treinador.

SIGA-NOS NO Google News