• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Saiba como a Inteligência Artificial pode salvar — e não roubar — sua profissão

No Jubileu de Diamante dos 60 anos da Administração no Brasil, a profissão encontra na IA e na Rota Bioceânica divisores de águas para inovação e protagonismo

Quinta-feira, 18 Setembro de 2025 - 15:30 | Mariana Anunciação, em colaboração especial para o Diário Digital


Saiba como a Inteligência Artificial pode salvar — e não roubar — sua profissão
(Foto: Meta AI)

Em entrevista, o Presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), Marcelo Gomes Soares,  destaca a contribuição da Administração nos últimos 60 anos, celebrando em 2025 uma trajetória de seis décadas de contribuições importantes para o desenvolvimento econômico e social do país, também frisou que a Inteligência Artificial e a Rota Bioceânica podem ser aliadas poderosas nos dias atuais.

Segundo Soares, a profissão foi regulamentada em 1965, mas já se falava da Administração como Ciência a partir das década de XX, trazendo grandes contribuições ao Brasil. "A administração não contribuiu apenas para a modernização do Estado, mas também repercutiu na iniciativa privada", afirma. O presidente do CRA-MS enfatizou que o administrador deixou de ser um simples executor de tarefas burocráticas para exercer um papel de liderança e de gestão nos negócios e no setor público.

Importância da regulamentação - A Lei nº 4.769/65 instituiu o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Administração e estabeleceu a obrigatoriedade do registro para o exercício da profissão. A iniciativa busca sinalizar para a sociedade que a profissão tem um diferencial, garantindo a qualidade do serviço. "A regulamentação assegura que o profissional esteja capacitado tecnicamente e sujeito a um código de ética e de conduta",  explica Soares.

Desafios e oportunidades com a Inteligência Artificial - A IA pode ser uma ameaça ou uma oportunidade para os administradores. O Presidente do CRA acredita que a chave é adaptar-se às mudanças e utilizar a IA como ferramenta para apoiar tomadas de decisões.

 "O administrador precisa se adaptar, conhecer e se aprimorar para utilizar as ferramentas de inteligência artificial no seu dia a dia", afirma.

Aplicação - Áreas de atuação e aplicação da IA, ou seja, os especialistas indicam sua inserção na:
- Automação de Processos Administrativos: para gerenciar agendamentos, processamento de dados e geração de relatórios, reduzindo o tempo gasto em funções administrativas manuais.
- Análise de Dados: pode ajudar a identificar cenários e antecipar mudanças, permitindo que os administradores tomem decisões com embasamento técnico.
- Otimização de Recursos: pode otimizar os recursos dos negócios, melhorando a eficiência e reduzindo custos.
- Postos de Trabalhos: alguns postos deixarão de existir e outros surgirão, cabe ao profissional saber como se adaptar, ser protagonista.

Como a IA pode salvar sua profissão
Presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), Marcelo Gomes Soares (Foto: Mariana Anunciação)

Rota Bioceânica e  Desenvolvimento Regional - De acordo com o Governo do Estado, a Rota de Integração Latino-Americana (RILA), conhecida como Rota Bioceânica, que começa em Mato Grosso do Sul, por Porto Murtinho, em direção ao Paraguai, por Carmelo Peralta, será um caminho mais curto ao Oceano Pacífico para acesso aos mercados asiáticos. Com a nova rota, a previsão é de ganhos expressivos na exportação, importação, competitividades dos produtos regionais,  além de promoção de intercâmbio entre o Brasil e a Ásia.

O Sistema CFA/CRAs estimula os administradores a se prepararem para todas as perspectivas do setor, a fim de valorizar a profissão e os profissionais. Diante disso, Soares acredita que a ponte binacional entre o Brasil e o Paraguai está em ritmo acelerado e deve ser concluída em 2025. 

"A Rota Bioceânica é um projeto estratégico para o desenvolvimento regional. Nós vamos precisar de infraestrutura em termos de logística, saúde, hospedagem, e tudo isso envolve os profissionais da administração", salienta.

Papel das Universidades - As Universidades têm um papel fundamental para preparar os futuros administradores, inclusive trabalhar com IA. Soares destaca que as Instituições de Ensino Superior devem estimular outras disciplinas, novos cursos que agregam conhecimentos específicos, promover eventos, workshops e demais ações relevantes. Além disso, os Conselhos promovem encontros e parcerias com as Instituições para estimular a discussão sobre IA, sua aplicação na Administração e demais debates que podem permear a complementação dos estudos acadêmicos.

Como a IA pode salvar sua profissão
 (Foto: Mariana Anunciação)

Futuro - A Administração está diante de um divisor de águas, e a IA pode ser uma aliada poderosa para os profissionais da área. Com a adaptação e o aprimoramento, os administradores podem utilizá-la para melhorar a tomada de decisões, ampliar recursos e aumentar a eficiência. A regulamentação da profissão, a parceria entre as universidades e o mercado são fundamentais para garantir que os profissionais estejam preparados para os desafios do futuro.

Formada desde 2003, a administradora Lyvia Chicrala Matos contou que não teve dificuldades para aprender, sempre utiliza a IA na sua rotina para otimizar e facilitar seu trabalho, também acredita que todos os profissionais precisam se adaptar para sobreviver ao mercado.

"Vejo o administrador do futuro como um elo entre tecnologia e pessoas, atuando como mediador entre inovação e estratégia organizacional. O maior desafio será acompanhar o ritmo acelerado da tecnologia sem perder a sensibilidade humana, garantindo que a gestão continue centrada em pessoas e gere valor social dentro das organizações", concluiu Lyvia Chicrala.

SIGA-NOS NO Google News