Economia
MS vive 'boom' de empreendedorismo, mas é preciso planejar para sobreviver
Em 2024, Estado contabilizou mais de 11 mil novos registros empresariais; marca que deverá ser superada em 2025
Sexta-feira, 25 Abril de 2025 - 14:00 | Redação

Mato Grosso do Sul registrou a criação de 3.750 novas empresas apenas no primeiro trimestre deste ano Em março, foram abertas 1.201 empresas, o maior número para o mês nos últimos 25 anos, segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems).
O cenário é promissor para o empreendedorismo no estado, mas o contador e advogado tributarista Heber Castilho alerta: sem uma gestão contábil eficiente, muitas dessas empresas podem não sobreviver aos primeiros anos de atividade.
“O aumento no número de novas empresas é extremamente positivo e mostra a força do empreendedorismo no estado. Mas abrir um CNPJ é só o começo. Sem planejamento tributário e controle financeiro, o risco de fechar as portas precocemente é alto”, destaca Castilho.
Em 2024, o estado contabilizou mais de 11 mil novos registros empresariais. Se mantido o ritmo atual, a marca será superada em 2025. O setor de Serviços lidera as aberturas recentes, com 911 registros, seguido por Comércio (252) e Indústria (38).
Entre os destaques por atividade estão: Serviços Administrativos (58 empresas), Consultórios Médicos (50), Holdings (37), Cultivo de Soja (28), Odontologia (26), Transporte Rodoviário de Cargas (23) e Restaurantes (21).
Apesar do otimismo, os dados preocupam: estudos do Sebrae apontam que cerca de 60% das empresas encerram as atividades em até cinco anos. Uma das principais causas é justamente a falta de gestão contábil estruturada.
“A contabilidade vai muito além da emissão de guias. É uma ferramenta estratégica que ajuda a controlar custos, definir preços, planejar investimentos e tomar decisões com base em dados reais — não apenas na intuição”, explica o especialista.
Além de orientar o cumprimento das obrigações legais, o profissional contábil atua como um verdadeiro parceiro do empresário. “Ter esse apoio qualificado aumenta a segurança e a sustentabilidade dos negócios. É disso que trata o Dia da Contabilidade: reconhecer o papel estratégico da profissão na construção de empresas mais sólidas e transparentes”, conclui.
Últimas Notícias
- Câmara Municipal - 17:09 Saúde mental dos profissionais da saúde será debatida na segunda-feira
- Poder Judiciário - 16:52 Tribunal de Justiça cria novo regramento para gestão de precatórios
- Música - 16:18 Noite da Seresta retorna com show de Wanderléa e revitalização da Concha
- Oportunidades - 15:45 Abertas inscrições para cursos gratuitos de Manicure e Informática na Capital
- Oportunidades - 15:15 Prefeitura de Três Lagoas convoca 76 professores para as escolas da Reme
- Inclusão - 14:55 MPMS promove diálogo para ampliar inclusão de pessoas trans no mercado
- Profissionais de Administração - 14:17 Encontro de Administração na Capital debate o futuro do empreendedorismo
- Economia - 13:45 Contas públicas têm déficit de R$ 47,1 bilhões, segundo o Banco Central
- Recuperação - 13:00 Acordo judicial garante recuperação de área degradada em Bonito
- Proteção das mulheres - 12:17 Projeto prevê suspensão automática de arma em casos de violência doméstica