Economia
Margem de crédito consignado para servidores aumenta para 45%
Foi vetada margem adicional de 5% para cartão consignado de benefício
Sábado, 31 Dezembro de 2022 - 15:52 | Agência Brasil

Servidores públicos federais podem pegar empréstimos consignados de até 45% da remuneração. Nessa quarta-feira (28), foi publicada no Diário Oficial da União a lei que permitiu o aumento da margem de crédito consignado, empréstimo descontado automaticamente em folha de pagamento.
A lei define que 5% “serão reservados exclusivamente para a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito ou para a utilização com a finalidade de saque por meio de cartão de crédito”.
Veto - Ao sancionar a lei, o presidente Jair Bolsonaro vetou um dos incisos. A proposta aprovada pelo Legislativo definia que o total das consignações não excederia a 45% da remuneração mensal, dos quais 5% seriam reservados exclusivamente para a amortização de despesas contraídas por meio de cartão consignado de benefício ou para a utilização com a finalidade de saque por meio de cartão consignado de benefício. Mas a área econômica do governo entendeu que esse inciso criaria um percentual adicional de margem de crédito consignado.
“Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que a criação de percentual adicional exclusivo para determinadas modalidades de crédito não é recomendável, pois promoveria distorções na alocação de crédito na economia nacional, com potencial para aumentar o custo de crédito de operações com livre destinação de recursos”, diz a justificativa do veto.
Além disso, acrescenta, “a medida poderia restringir a decisão dos interessados em acessar linhas de crédito mais convenientes”.
Medida provisória - A lei é resultado de conversão de medida provisória em lei, aprovada pelo Senado no dia 29 de novembro. Antes da aprovação pelo Congresso, o limite era de 35%, sendo 30% para empréstimos com desconto em folha e 5% para o cartão de crédito. A MP original, editada pelo governo em agosto, trazia uma margem de 40%, mas foi ampliada pela Câmara dos Deputados e confirmada pelo Senado.
Últimas Notícias
- Transporte de drogas - 15:50 Motorista foge e deixa carga de 860 kg de drogas em caminhão
- Meio Ambiente - 15:32 Florestas de fábrica abrigam 460 espécies
- Investigação - 15:13 MPMS cobra execução de obras determinadas pela Justiça em importante via da Capital
- Economia - 14:50 Procon divulga nova pesquisa de preços dos combustíveis de Dourados
- "O Canto da Cidade" - 14:30 Primeira vencedora do 'O Canto da Cidade' se apresenta na TVMS
- Interior - 14:12 Polícia Civil prende homem por agressão à companheira em Paranaíba
- Oportunidades - 13:41 Capital recebe workshop 'A Fotografia de Arquitetura como Acervo Cultural'
- Economia - 13:32 Pátio Central tem atendimento do IR neste sábado
- Meio Ambiente - 13:00 Abertas inscrições para simpósio de economia circular no Pantanal
- Economia - 12:19 Uniderp e Bosque dos Ipês fazem ação gratuita de Declaração de IR