Economia
Confira cinco dicas para economizar energia elétrica em 2025
Garanta uma tarifa mais barata com hábitos e escolhas que favorecem a redução de consumo
Sexta-feira, 27 Dezembro de 2024 - 10:15 | Redação

A melhor maneira de não sofrer tanto impacto financeiro com as variações da tarifa de energia é economizar e fazer boas escolhas de consumo.
Em 2024 o brasileiro pagou um pouco mais na conta de luz do que estava habituado. Ao longo do ano, a bandeira vermelha foi aplicada à cobrança por dois meses e, em outros dois, houve bandeira amarela. Isso significa que nestes meses o custo foi mais elevado por causa da baixa nos reservatórios das hidrelétricas do país.
Para 2025, é possível adotar metas de redução de custo – mesmo sem ter como prever quais serão as bandeiras tarifárias aplicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ao longo do ano. A economia mais efetiva é a aquela que começa no consumo, ao adotar novos hábitos e escolhas.
Confira cinco dicas dos especialistas da Blumenau Iluminação para reduzir o valor da conta de energia em 2025:
1. Instale sensores de presença - Os sensores são ideais para lugares da casa usados só de passagem, como garagem, hall e corredores. Dessa forma, a luz é acionada apenas quando o sensor detecta circulação de pessoas. É o fim da lâmpada que ficou a noite toda acesa por esquecimento.
2. Use lâmpadas de LED - As lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas em comparação com as halógenas, aquelas de filamento. Quando comparadas às florescentes, a economia é de 30%. Além de consumir menos energia, as lâmpadas de LED têm uma durabilidade longa – algumas podem durar mais de 10 anos, considerando um uso de seis horas acesas por dia.
3. Escolha dispositivos com tecnologia de luz solar - Não é preciso ter placas solares instaladas em casa para se beneficiar da energia renovável. Investir em dispositivos que usem essa tecnologia já representa uma economia. É possível encontrar luminárias solares para a área externa e até refletores de LED com carregamento solar.
4. Desconecte os aparelhos da tomada - Os aparelhos que ficam ligados na tomada, mesmo sem estar em uso, continuam consumindo energia. Apesar de ser um consumo baixo, a soma de vários eletrodomésticos na tomada pode ter um impacto na conta. É importante desconectar o que for possível: vale para cafeteira, micro-ondas, máquina de lavar, alto-falante e até carregador de celular.
5. Aproveite melhor a luz natural - Prepare os ambientes para que a luz natural seja aproveitada durante o maior tempo possível. Evite bloquear a entrada de luz com móveis e opte por paredes e cortinas claras, que deixarão todo o ambiente mais iluminado. Vale também lembrar do básico: manter as janelas sempre abertas adia a necessidade de acender a luz.
Últimas Notícias
- Saúde - 18:09 Saúde abre consulta sobre inclusão da vacina meningo B no SUS
- Cartão Material Escolar - 17:49 Deputados aprovam cartão material escolar para alunos da rede municipal
- Câmara Municipal - 17:09 Saúde mental dos profissionais da saúde será debatida na segunda-feira
- Poder Judiciário - 16:52 Tribunal de Justiça cria novo regramento para gestão de precatórios
- Música - 16:18 Noite da Seresta retorna com show de Wanderléa e revitalização da Concha
- Oportunidades - 15:45 Abertas inscrições para cursos gratuitos de Manicure e Informática na Capital
- Oportunidades - 15:15 Prefeitura de Três Lagoas convoca 76 professores para as escolas da Reme
- Inclusão - 14:55 MPMS promove diálogo para ampliar inclusão de pessoas trans no mercado
- Profissionais de Administração - 14:17 Encontro de Administração na Capital debate o futuro do empreendedorismo
- Economia - 13:45 Contas públicas têm déficit de R$ 47,1 bilhões, segundo o Banco Central