Cursos
Pioneira, UEMS lança edital com 500 vagas para migrantes na graduação
Candidatos poderão se candidatar para o preenchimento de 550 vagas remanescentes em 49 cursos de graduação
Quarta-feira, 06 Julho de 2022 - 20:15 | Redação

Acesse EDITAL Nº 80/2022 – PROE/UEMS
Podem se candidatar pessoas que se enquadrem como refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas.
- Refugiado é aquele que “receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a proteção daquele país” (Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados, Art. 1º - A, nº 2, de 1951, com as alterações introduzidas pelo Protocolo de 1967).
- Migrante em situação de vulnerabilidade é aquele com a capacidade limitada de evitar, resistir, lidar ou recuperar-se do risco potencial ou da situação de violência, exploração e abuso a que são expostos ou que vivenciam no contexto migratório.
- Apátrida é aquela pessoa não considerada por qualquer Estado, segundo a sua legislação, como seu nacional (Art. 1º da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Estatuto dos Apátridas, de 1954).
Não serão considerados como: refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas, para fins desta Deliberação, cidadãos brasileiros, ainda que binacionais, assim como aqueles cujo genitor ou genitora seja brasileiro.
Inscrições - As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, a partir do dia 06 de julho de 2022 até às 23h59 do dia 20 de julho de 2022 (horário oficial de Mato Grosso do Sul). Não haverá cobrança de taxa de inscrição do candidato. Para efetuar a inscrição, o/a candidato/a deverá preencher o Formulário de Inscrição disponível em https://forms.gle/Fa3upxgFk2fwU4U6A
No formulário os candidatos deverão preencher os dados pessoais, renda per capita, curso o qual tem interesse, e as notas de Linguagens e Matemática constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio (ou curso equivalente) ou na Certificação do Ensino Médio emitida pelas instituições certificadoras. O candidato poderá se inscrever em apenas um curso, devendo revisar e enviar o Formulário de Inscrição, responsabilizando-se pela exatidão das informações.
Classificação -A classificação dos candidatos será organizada em ordem decrescente, baseada no cálculo da Média Geral do Candidato (MGC), a partir da média aritmética das Notas de Linguagens e Matemática que correspondem, respectivamente, às “Áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” e de “Matemática e suas Tecnologias”, com até duas casas decimais separadas por ponto, considerando os dados constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio (ou curso equivalente) ou na Certificação do Ensino Médio emitida pelas instituições certificadoras, indicadas pelo/a candidato/a no Formulário de Inscrição deste Processo Seletivo. Todas as informações sobre a classificação estão disponíveis a partir do item 05 do edital na página 03.
A Lista do Resultado Final do Processo Seletivo será divulgada no dia 27 de julho em Edital, por meio do endereço eletrônico http://www.uems.br/ingresso/formas. E será divulgado o Edital de Convocação para Matrícula a partir do dia 28 de julho por meio do endereço eletrônico.
Últimas Notícias
- Acolhimento - 09:09 Centro de apoio recebeu cinquenta pessoas
- Julho Amarelo - 08:51 Mato Grosso do Sul realiza mais de 355 mil testes para hepatites B e C
- Economia - 08:39 Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho
- Tráfego - 08:08 BR-163/MS sofrerá bloqueios neste fim de semana na Capital
- Previsão do Tempo - 07:48 Temperaturas voltam a subir na segunda-feira
- Prisão domiciliar - 07:25 PF faz buscas na casa de Jair Bolsonaro que terá que usar tornozeleira
- Diversão - 07:00 Copa de Futebol de Botão no Pátio
- Fatalidade - 18:40 Dois mortos após veículo cair em ribanceira
- Movimento - 18:12 Grupo de dança vogue ocupa a UFMS com arte, resistência e glamour
- Foragido preso - 17:50 Condenado por homicídio em 2017 é preso na capital