Cursos
Mais de mil vagas para curso gratuito de formação de gestores
Capacitação é voltada para profissionais que atuam com público assistido pela Educação Especial
Sábado, 17 Maio de 2025 - 08:39 | Redação

Entre 15 e 23 de Maio, podem ser feitas as inscrições para a segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento em Formação de Gestores que atuam na Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o público assistido pela Educação Especial. A capacitação é uma parceria entre a Universidade, por meio da Faculdade de Educação (Faed), e o Ministério da Educação (MEC). São ofertadas mais de mil vagas e os profissionais devem se inscrever neste link.
“O curso busca garantir a formação continuada desses gestores, que podem ser coordenadores, diretores e toda a equipe atuante da Educação Básica. Esse curso oportuniza a construção de conhecimentos necessários para a área da educação especial, assegurando uma prática mais equitativa. O objetivo é ofertar a formação continuada para esses profissionais da educação e da gestão, buscando estratégias e práticas que atendam à diversidade presente dentro da escola, garantindo a permanência equitativa e inclusiva dos alunos da educação especial”, explica a diretora da Faed, Milene Bartolomei.
Segundo a diretora, a UFMS tem participado ativamente na melhoria da educação pública no Estado e no país. “Sabemos que o Governo Federal, por meio do MEC, tem buscado fortalecer a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, com o intuito de reconstruir uma escola inclusiva no Brasil e enfrentar todos esses desafios”, fala. Ela ressalta que na primeira edição houve uma demanda de 3 mil inscritos. “A rede pública é nossa grande parceira na divulgação e também durante o curso trazendo suas experiências. A maior parte dos participantes da primeira edição eram de Mato Grosso do Sul, mas tivemos cursistas do Brasil todo, de norte a sul do país”.
Com carga horária de 180 horas, o curso é oferecido gratuitamente e dividido em temáticas como: marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; gestão escolar: diversidade, acessibilidade e direitos humanos; gestão escolar e acessibilidades; Atendimento Educacional Especializado: construção coletiva e participativa; Sala de Recursos Multifuncionais: financiamento, adesão e gestão de recursos; o Projeto Político Pedagógico, participação e aprendizagem.
Cadastro reserva de tutores - Licenciados em qualquer área podem participar de cadastro reserva de tutores para atuarem nesse curso e na formação Construindo caminhos: ações e desafios do atendimento educacional especializado nos primeiros anos da Educação Básica. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira, 16, na página da Faed.
Entre os requisitos para participar, além da licenciatura em qualquer área, estão: possuir experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior, ter tempo de serviço ou formação continuada na área de tutoria a distância, ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de tutoria, possuir habilidades no uso de computadores e internet, não receber bolsa da Universidade Aberta do Brasil ou do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Mais informações podem ser conferidas nos editais.
Últimas Notícias
- Turismo em Alta - 19:12 Turismo em MS cresce 92,6% e se destaca na maior feira da América Latina
- Justiça - 18:50 MPT condena concessionária ferroviária a cumprir 35 obrigações
- Despedida - 18:23 Gerente da Gazin que morreu na Capital será velado em Rio Brilhante
- Acidente na rodovia - 18:02 Vítima tem perna amputada após colisão de moto em caminhão na BR-060
- Sinalização viária - 17:47 "Pare" em local errado viraliza e MPMS apura irregularidades em Coxim
- Solidariedade - 17:38 Campanha Lenço Solidário mobiliza MS em apoio a pacientes com câncer
- "Culpa da cachaça" - 17:09 Marido culpa embriagez por golpear e matar esposa com facada no peito
- Decisão - 16:55 TRT-MS mantém validade de concurso público após parecer do MPT
- Clima - 16:50 Defesa Civil emite alerta amarelo de chuvas intensas para Campo Grande
- Mulher - 16:30 Capital recebe campanha 'Banco Vermelho' contra violência e feminicídio