• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Dose de Reforço

Secretaria de Saúde autoriza aplicação da dose de reforço em pessoas acima de 18 anos

Esquema vacinal precisa ter sido completado há 4 meses

(Foto: Marco Miatelo/ Arquivo/DiárioDigital)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou os municípios a aplicarem, a partir desta quarta-feira (17), a dose de reforço da vacina contra Covid-19 em todos acima de 18 anos que completaram o esquema vacinal há quatro meses. Aplicação deve acontecer de maneira gradativa, por idade.

Devem receber, primeiramente, pessoas acima de 59 anos, um ano a menos do que a atual faixa etária que já pode tomar o reforço. Segundo o levantamento realizado pela Secretaria, Mato Grosso do Sul possui o percentual de 96,48% de vacinados com a primeira dose de vacina e 85,16% da população a partir de 18 anos imunizada com duas doses ou dose única. A

Atualmente, a SES conta com estoque de aproximadamente de 349.700 doses de vacinas entre Astrazeneca, Pfizer e Coronavac, sem contar os imunizantes que estão na rede de frio dos municípios que totaliza 157.971. O total em estoque chega a 507.671 doses.

A decisão ocorreu após o Ministério da Saúde anunciar a ampliação da dose de reforço para toda a população do País acima de 18 anos que tenha tomado uma segunda dose há mais de cinco meses.

Inicialmente, a dose de reforço estava sendo aplicada a adultos acima de 60 anos com última vacina há seis meses. O intervalo de aplicação diminuiu e o público foi ampliado