• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Mais vacinas

Governadores pedem reforço na aquisição de vacinas

Solicitação foi feita em audiência pública nesta segunda-feira

(Foto: Reprodução/TV Senado)

Governadores do Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul e o prefeito de Florianópolis registraram a redução de internações nessas regiões, mas pediram aos senadores reforço para aquisição de vacinas, que, segundo eles, ainda está aquém do que o país necessita.

Os gestores participam de audiência pública, nesta segunda-feira (10), da Comissão Temporária da Covid-19. Além de solicitarem ao Senado apoio diplomático para liberação do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) por países que detêm esse insumo, eles pediram atenção na manutenção dos financiamentos e planejamento logístico para assegurar a estrutura da rede de saúde, a fim de evitar novos colapsos no atendimento.

De acordo com o governador do Maranhão, Flávio Dino, antes da pandemia a rede de saúde do estado custava aproximadamente R$ 170 milhões por mês. Atualmente, custa R$ 230 milhões.

— No que se refere ao pilar assistência, destacaria isto: nós temos um momento de menor tensão, mas não é um momento que pode levar a um relaxamento. Ao contrário, creio que é muito importante que todos e todas nos debrucemos quanto à manutenção da operacionalidade e até ao aprimoramento da capacidade hospitalar, para que possamos enfrentar, quiçá (não desejamos, mas talvez) novos ciclos epidemiológicos — alertou.

Veja Também