Vacina
Campanha de multivacinação segue disponível em 72 unidades de saúde da Capital
Estão disponíveis também o reforço contra a Poliomielite e as vacinas contra a gripe e Covid-19
Quinta-feira, 11 Agosto de 2022 - 11:33 | Redação

As 72 unidades de saúde de Campo Grande estão preparadas para aplicar todas as doses dos imunizantes preconizados pelo Ministério da Saúde durante a campanha multivacinação que acontece até o dia 09 de setembro. Estão disponíveis também o reforço contra a Poliomielite e as vacinas contra a gripe e Covid-19.
A campanha de multivacinação tem como público as crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, e tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação deste grupo da população. Ao todo são 18 imunizantes sendo disponibilizados, todos já fazem parte o calendário de rotina e devem ser aplicados ao longo da vida destas crianças e adolescentes.
Outra campanha que está acontecendo no momento, é a de prevenção à poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. Esta dose é o reforço à vacina que é aplicada em três doses antes do primeiro ano da criança, e todos que têm entre 1 e 4 anos devem ser imunizados, indiscriminadamente.
Estas campanhas têm o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população, e evitar que doenças que já estão extintas ou têm pouca circulação no território nacional, como é o caso da poliomielite, que não é registrado nenhum novo caso desde 1990, contudo, com a baixa adesão à vacina, há o risco de voltar a ser registrada.
Covid-19 e Influenza
Os imunizantes que protegem contra a gripe e a Covid-19, também seguem disponíveis. Estes para toda a população, não somente para as crianças. Quem ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante da Covid-19 e tem três anos ou mais deve procurar uma das unidades de saúde referenciadas para receber a vacina.
A segunda dose está disponível para quem já cumpriu o intervalo entre doses preconizado pelo fabricante da vacina. O primeiro reforço, ou terceira dose para a maioria dos imunizantes, pode ser aplicado em toda a população a partir de 12 anos que tenha concluído o esquema vacinal há pelo menos quatro meses.
Quem já está com o primeiro reforço e possui 35 anos ou mais, ou é trabalhador da saúde, ou tem algum imunocomprometimento grave e tem a partir de 18 anos de idade, e também já tem 4 meses ou mais da última dose, já pode receber o segundo reforço.
A vacina da Influenza está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. Esse imunizante, assim como a da Covid-19, pode ser aplicado simultaneamente a todas as doses da campanha multivacinação e a da poliomielite.
Últimas Notícias
- Cultura - 13:32 Espetáculo com equipe majoritariamente feminina estreia na Capital
- Oportunidades - 13:00 Emprega CG tem duas edições nesta semana
- Prevenção - 12:17 Campanha do Humap-UFMS avalia a cultura de segurança do paciente
- Créditos Tributários - 11:59 Governo de MS amplia regras para negociação de dívidas tributárias
- Saúde - 11:39 Três Lagoas alerta para a dengue e chikungunya com a chegada das chuvas
- Cultura - 11:11 Semana Cultural do Sesc Teatro Prosa reúne cinema, teatro, dança e circo
- Meio Ambiente - 10:57 Dourados faz chamado público para destinar lenha de supressões de árvores
- Operação Protetor - 10:32 Contrabando avaliado em R$10 milhões
- Exame nacional - 10:12 Gestor em Educação lista estratégias para ter bom desempenho no Enem
- Três Lagoas - 09:58 Condutor preso com maconha escondida entre carga de óleo vegetal