• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

TV MS Record

Colaboradores da Rede MS celebram o Outubro Rosa

Todos os anos, empresa de comunicação mobiliza seus trabalhadores para lembrar a importância da prevenção

Quarta-feira, 25 Outubro de 2023 - 16:33 | Redação


Colaboradores da Rede MS celebram o Outubro Rosa
(Foto: Luiz Alberto)

Colaboradores da Rede MS Integração de Rádio e Televisão vestiram roupas na cor rosa nesta quarta-feira, 25 de Outubro, como forma de celebrar o Outubro Rosa -- mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero.

Todos os anos, o grupo de comunicação mobiliza seus trabalhadores para lembrar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Desta vez, os funcionários reuniram-se para fotografias em dois períodos na entrada principal da Rede MS, em Campo Grande (MS).

A ideia é que os colaboradores estejam atentos aos cuidados com a saúde e levem informações para seus familiares e amigos.

Rede MS celebra o Outubro Rosa
(Foto: Luciano Muta)

Números da doença - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2023, estima-se uma incidência de 390 novos casos de câncer de mama e 80 de colo de útero. No ano passado, foram registrados 86 óbitos em decorrência do câncer de mama em Campo Grande, enquanto, no corrente ano, foram 80. 

Quando se trata de óbitos provocados pelo câncer de colo de útero, foram 23 registrados no ano passado e 22 neste ano.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66.54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

Rede MS celebra o Outubro Rosa
(Foto: Luiz Alberto)

Sinais da doença - Os principais sinais e sintomas suspeitos são: caroço (nódulo). geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Exames - Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) disponibiliza um sistema para agendamento do preventivo online, onde é possível ter acesso às datas e horários disponíveis nas unidades para realização do exame.

Para agendar o exame de preventivo, a paciente deverá acessar o link http://agendeseupreventivo.campogrande.ms.gov.br/ disponível no site oficial da Secretaria. Basta preencher o cadastro e buscar a data, horário e local desejado para fazer a coleta.

Fotos da Galeria: Luiz Alberto e Luciano Muta

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News