TV MS Record
Arena das Feras: atores dão detalhes da sequência de Paulo, O Apóstolo
Artistas comentam desafios do momento especial da superprodução da Record TV
Quinta-feira, 21 Agosto de 2025 - 15:55 | Do Portal R7

A sequência da Arena das Feras em Paulo, O Apóstolo empolgou o público. Não só pelo final vitorioso do protagonista, mas pela grandiosidade do episódio, com muita ação e efeitos visuais, a partir da recriação de leões e tigres com auxílio da computação gráfica.
“É um filme dentro da série”, afirmou Murilo Cezar ao site oficial ao comentar os bastidores da jornada de Paulo em um momento tão tenso na cidade de Éfeso.
Na trama, Paulo se oferece para ficar no lugar de Áquila (Paulo Gabriel) no cárcere local. Lá, conhece os jovens Demas (Tiago Marques) e Trófimo (José Victor Pires) que, ao seu lado, aguardam o destino mortal. Na cidade, os prisioneiros eram oferecidos a Diana, deusa romana, em um espetáculo bárbaro, virando presas fáceis para feras, como leões e tigres.
“Nunca tinha gravado algo do tipo. Foi uma sequência muito técnica, com chroma-key [fundo verde para inserção de efeitos na pós-produção] dos animais e no entorno do cenário. Tudo teve que ser trabalhado na imaginação, construído de uma forma muito viva na minha mente, com todos os movimentos e sensações”, detalhou o protagonista.
Para gravar todos os detalhes da luta de Paulo e os demais prisioneiros, a sequência exigiu a presença de um diretor especialista em efeitos. “Além da atuação, tinha que estar atento à coreografia física e de ângulo ao manusear o que viria com o efeito depois. É uma jornada muito técnica e interessante de fazer. Hoje mudou um pouco a minha dimensão sobre o entendimento de como é atuar em filmes que demandam muitos efeitos visuais”, completou.
Tiago Marques, o Demas, continuou: “É uma cena muito importante para a história e foi a primeira vez que gravei uma cena padrão Hollywood. Sempre tive vontade de gravar algo assim e foi um desafio muito grande. Fizemos três vezes sem nada, depois tinha um leão de pelúcia e um dublê, que se vestiu de verde [na cor do chroma-key] para ‘fazer’ o leão”.
O calor foi outro desafio da sequência, que foi gravada durante o verão carioca. “Exigiu bastante esforço e garra, pois eram muitos takes. A sorte é que estávamos com pouco figurino, mas misturava a maquiagem com suor e areia. O maior desafio foi manter a energia lá em cima em todos os momentos”, revelou José Victor Pires, o Trófimo.
No entanto, a relação de Murilo Cezar com o sol quente chamou a atenção de Tiago: “Ele quis vivenciar 100% esse momento. Olhei para ele com essa admiração. O Murilo não dispersava, se mantinha concentrado. Isso contribuiu muito para essa sequência”.
Ao saber do comentário do colega de cena, Murilo explicou: “Tudo ajuda. Esses fatores externos tiram a gente de um conforto, o que sempre contribui. Com certeza, ali, o Paulo também passaria calor. Mas não era nem essa a questão, tinha muito em jogo e era uma situação de extrema sobrevivência.
Paulo, O Apóstolo é exibida de segunda a sexta, às 21h, na tela da RECORD. Acesse o RecordPlus para rever os episódios.
Últimas Notícias
- Procura-se - 19:01 Delegacia de Bela Vista pede ajuda para localizar foragido
- Cancer de mama - 18:32 Grupo Onça Pintada oferece atendimentos gratuitos em Nova Itamarati
- Maior apreensão do ano - 18:01 Carga de milho esconde mais de 20 toneladas de maconha em Amambai
- Oportunidades - 17:57 UFGD divulga relação de candidatos por vaga dos cursos do Vestibular 2026
- Detran - 17:32 Portal Meu Detran agora mostra faltas do exame prático
- Oportunidades - 17:00 Unimed realiza mutirão de vagas neste sábado na Capital
- Saúde Pública - 16:51 Pacientes se abanam com papelão
- Parque dos Poderes - 16:25 Caminhão tomba após errar saída em rotatória na Capital
- Caarapó - 16:01 Vídeo: Polícia e indígenas entram em conflito em área retomada
- Rainha - 15:50 Estudante da UFMS do Pantanal é eleita Rainha do Rodeio