Rede 360
Mudanças climáticas pedem ações de todos, mostra episódio do Rede 360
Programa multiplataforma entrevistou o biólogo Ademir Kleber e o Secretário de Meio Ambiente Jaime Verruck
Domingo, 20 Julho de 2025 - 18:18 | Redação

Em uma época que as mudanças climáticas castigam as populações em todo planeta, a ação de todos pela preservação ambiental nunca foi tão necessária. É o que demonstram as entrevistas concedidas ao sexto episódio do podvideocast multiplataforma Rede 360 que trata do assunto e está no ar.
O entrevistador Ulysses Serra ouviu as considerações do biólogo Ademir Kleber Morbeck de Oliveira e do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Elias Verruck sobre as mudanças climáticas na atualidade.
Vale mencionar que o programa, além das plataformas da internet, também já foi exibido em rádio e televisão. Atualmente está disponível no site do próprio do Rede 360, Spotify, no canal da TVMS Record, do YouTube, e no Diário Digital. Além disso, um resumo do episódio feito pela IA usada no programa, a Rê, pode ser acessado nesse link.

Para Ademir Kleber, a população não está preparada para eventos extremos tão frequentes. "A gente tem que mitigar e depois reverter. O problema é que vivemos em sociedade movida a petróleo (...) Hoje, eu diria que o maior problema é a imprevisibilidade climática", aponta.
O biólogo aconselha que cada cidadão no mundo faça seu trabalho formiguinha pelo bem do meio ambiente. "Você pode plantar árvores. Não cimentar todo seu quintal, fazer a separação correta do lixo, andar a pé ou pega uma carona amiga sempre que possível", pontua.
O secretário Jaime Verruck detalhou as medidas que o governo tem tomado frente às mudanças climáticas. "Estabelecemos metas. Queremos nos tornar carbono neutro até 2030 (...) Sabemos que o boi emite metano, então é preciso plantar árvores para neutralizar esse metano. Tem que ser uma ação de todos."

MS está fazendo um mapeamento de mudanças climáticas, no qual 45 municípios já foram mapeados. Ele abordou também a situação no Pantanal (castigado por queimadas gigantes nos últimos anos) e relatou as medidas de prevenção. "Hoje, a gente está queimando o Pantanal. Onde eu tenho muita biomassa tem que queimar agora para impedir incêndios maiores na época de seca", detalha.
Assista as entrevistas completas no Rede 360 abaixo:
Rede 360 - Criado para ser o primeiro programa multiplataforma do Estado, o Rede 360 veicula um episódio novo a cada semana, sempre com temas em alta na sociedade, e dois entrevistados por vez.
O programa vai ao ar nas rádios do grupo Rede MS ( FM Cidade 97 de Campo Grande, FM Cidade 101 de Dourados, Três Lagoas FM 101, Bonito FM 98,9, FM Cidade 88,5 de Corumbá) às sextas-feiras, a partir das 12h. E, aos sábados, é divulgado na TVMS Record, também às 12h e no mesmo dia, entra nas plataformas da internet, às 14h, onde fica disponível.

Outro veículo de exibição é o canal fechado AgroBrasil, o programa Rede 360 vai ao ar diariamente em três horários, às 7h, 14h30 e 20h. Os assinantes do canal terão acesso ao novo conteúdo sem pagar nada a mais por isso.
O novo programa está presente nas redes sociais no perfil Rede360 Podcast no Instagram, onde já interage com o público.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Dourados - 18:32 Suspeito de tentativa de homicídio é preso com quatro armas
- Campo Grande - 18:19 Delegacias Cepol e Denar fecham temporariamente nesta sexta
- Evento - 17:50 Cufa realiza ação no Dia da Mulher Negra com roda de conversa e mural
- Campo Grande - 17:30 Dono de padaria paga fiança de R$ 5 mil após fechamento de comércio
- Sustentabilidade no Campo - 17:00 Suinocultura de MS avança com foco em sustentabilidade e tecnologia
- Bela Vista - 16:59 Preso terceiro autor de latrocínio contra professor
- Saúde e segurança - 16:32 Ministério Público investiga segurança em unidades de saúde da Capital
- Pesquisas - 16:10 UFGD apresentará Projeto Pohã Ñana à equipe técnica da Itaipu Parquetec
- Procura-se - 15:32 Colega de academia planejou assalto
- Procura-se - 15:00 Casal é procurado por tentativa de homicídio