Política
Partidos têm cláusula de desempenho na eleição para a Câmara
Candidatos precisam ter votação mínima de 10% do quociente eleitoral para serem eleitos
Quarta-feira, 31 Agosto de 2022 - 08:12 | Redação

Para garantir recursos do fundo partidário e ter acesso ao tempo de rádio e televisão, que é a principal fonte de recursos das agremiações partidárias, o partido político deverá eleger o mínimo de 11 deputados ou receber pelo menos 2% dos votos para a Câmara dos Deputados em pelo menos 9 estados.
O candidato eleito por um partido que não alcançar a cláusula de desempenho terá direito ao exercício pleno do mandato conquistado, mas o partido não entrará no rateio do fundo partidário reservado aos partidos com representação no Congresso e não terá tempo de televisão. A federação partidária é uma alternativa para que, juntos, as agremiações alcancem o mínimo de votos.
Desempenho individual - A legislação eleitoral impõe outro mínimo de votos nas eleições da Câmara dos Deputados, a chamada cláusula de desempenho individual. Só será eleito o candidato que tiver a votação individual de pelo menos 10% do quociente eleitoral, caso contrário a vaga será redistribuída.
Nesses casos, ainda que o candidato esteja entre as vagas, não poderá assumir se não obtiver o mínimo. O objetivo é diminuir a força dos chamados “puxadores de votos”, parlamentares com votação muito expressiva que acabam elegendo candidatos com menos votos.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Últimas Notícias
- Economia - 17:55 Correios aprovam demissão voluntária e fechamento de agências
- Educação - 17:35 Pré-matrículas para Reme 2026 começam no dia 2 de dezembro em Três Lagoas
- Guinada - 17:17 Gestor dá dicas impulsionar a carreira na reta final de 2025
- Bolsonaro - 16:50 Bolsonaro usou ferro de solda para tentar abrir tornozeleira
- Estrela Dalva - 16:34 Homem ameaça irmã e cunhada com faca após briga
- Dourados - 16:10 Polícia procura pistoleiros que executaram ex-presidiário em Dourados
- Jair Bolsonaro - 15:47 Bolsonaro ficará em cela da PF
- Supremo Tribunal Federal - 15:35 Parlamentares se dividem entre apoios e críticas à prisão de Bolsonaro
- Cultura - 15:18 MS Dance Fest 2025 reúne mais de 20 competidores em batalha de danças
- Oportunidades - 14:50 MPE abre inscrições para o processo seletivo de estagiários e residentes

