Política
‘Foi apenas uma comemoração’, justifica deputado que atirou durante sessão virtual ao vivo; veja vídeo
Parlamentar comemorou aprovação de projeto de lei atirando em alvo
Terça-feira, 17 Maio de 2022 - 16:26 | Redação

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) divulgou nota na tarde desta terça-feira, dia 17 de Maio, para justificar seu comportamento durante sessão ordinária virtual nesta manhã. O parlamentar atirou ao alvo durante a transmissão ao vivo para defender um projeto de lei de sua autoria, que estava em pauta.
Ele afirma que fez "apenas uma comemoração". Contudo, a atitude dele foi condenada ao vivo pelo presidente da Assembleia Legislativa deputado Paulo Corrêa que disse após os tiros. “Não pode isso, houve exagero”, advertiu.

O projeto de lei em questão é o de número 417/2021, que dispõe sobre o reconhecimento do risco da atividade de atirador desportivo em Mato Grosso do Sul.
“O projeto foi aprovado por 16 votos e decidi, CAC (Caçador, Atirador e Colecionador) que sou, comemorar o meu voto disparando alguns tiros num clube de tiro e tendo como alvo apenas um símbolo que representa tudo aquilo com o qual eu não concordo, o comunismo.”

O parlamentar cita ainda não concordar com invasões, com o desrespeito à propriedade privada. “Armando pessoas de bem, aqui em Mato Grosso do Sul, diminuíram, e muito, as invasões, furtos e roubos, principalmente em áreas rurais, refletindo-se também na diminuição da criminalidade”, argumenta.
Por fim, ele justifica sua atitude de atirar ao alvo para celebrar a aprovação do projeto. “Fiz apenas uma comemoração pela aprovação de um projeto – que faz parte de um movimento nacional - e que reconhece o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo pelos CACs, integrantes de entidades de desporto legalmente constituídas no Estado.”
Veja vídeo abaixo:
Projeto vai à redação final – O Projeto de Lei 417/2021, que também tem como autor o deputado Coronel David (PL), foi aprovado em segunda discussão por maioria de votos.
Junto à proposta, foi apensado o Projeto de Lei 22/2022, de autoria do deputado Capitão Contar (PRTB), que reconhece em Mato Grosso do Sul, a atividade dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores como atividade de risco, para os fins do artigo 10, parágrafo 1º, inciso I, da Lei Federal 10.826/2003.
Agora, a matéria segue à votação em redação final por ter sofrido emenda.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 17:00 Invasão alerta para usuários de drogas
- Nacional - 16:50 Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução
- O perigo mora ao lado - 16:25 Preso vizinho que esfaqueou e matou idoso
- Investigação - 16:16 MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica
- Educação - 15:50 MS inspira MT em práticas de educação profissional e programa de aprendizagem
- Saúde - 15:39 Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
- Corumbá - 15:15 Passageiro foge durante revista policial e deixa maconha pra trás
- Primo Oculto - 14:50 Operação combate o tráfico de drogas e organização criminosa
- Corumbá - 14:35 Defensoria aponta falha e garante suspensão de descontos de aposentado
- Política - 14:10 Senador de MS lidera missão aos EUA