Política
Eleições 2024: simulador explica como votar no dia do pleito
TSE disponibiliza ferramenta digital para que eleitores se familiarizem com a urna
Terça-feira, 04 Junho de 2024 - 12:57 | Redação

Está disponível, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Simulador de Votação. Criada nas Eleições 2014 com o intuito de ajudar eleitoras e eleitores a treinarem o passo a passo do voto por meio de uma simulação fidedigna da urna no momento da votação, a ferramenta pode ser acessada por qualquer pessoa em local com conexão à internet.
Quem deseja treinar para o primeiro turno das Eleições Municipais 2024 – que ocorre no dia 6 de outubro – já pode acessar a aba específica e se familiarizar com a ordem de escolha dos candidatos, a digitação numérica e as teclas de correção, de confirmação e de voto em branco. Também está disponível a simulação para eventual segundo turno.
A página conta com explicações em áudio, texto e Libras para auxiliar na votação, além de candidatos e partidos fictícios para fins didáticos e melhor aprendizado.
Ordem para as Eleições Municipais de 2024
Primeiro é digitado o voto para vereador e, depois, para prefeito, de acordo com a legislação eleitoral. Nesse pleito, serão eleitos candidatos para as prefeituras e câmaras municipais em mais de 5,5 mil cidades do país, com mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores.
O número para vereador tem quantos dígitos?
Para vereador, são cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Caso você queira votar somente na legenda, após informar o número do partido, é só apertar o botão “CONFIRMA”.
E para prefeito? Quantos dígitos foram o número?
O número a ser digitado na urna eletrônica para as candidatas e os candidatos para prefeito é composto de dois dígitos. Confira as fotos, o número, os nomes do candidato e do vice e a sigla da legenda. Se errar ao digitar o número na urna, basta apertar a tecla “CORRIGE” e reiniciar o voto, mas, se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna, a palavra “FIM”.
Eventual segundo turno
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, se necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro, apenas para o cargo de prefeito (sistema majoritário). A disputa ocorrerá se a pessoa mais votada no primeiro turno não tiver alcançado metade mais um dos votos válidos (maioria absoluta). Para vereador, não há segundo turno.
Colinha
É permitido levar à cabine de votação uma colinha, que nada mais é do que a anotação dos números em um papel. A colinha serve para ajudar a eleitora ou o eleitor a não errar ou esquecer os números das candidatas e dos candidatos na votação que decidirá quem serão os chefes do Executivo e os representantes do Legislativo municipal pelos próximos quatro anos.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 13:32 Senai oferece bolsa integral para graduação em MS
- Iluminação - 13:00 MS investe em iluminação pública sustentável com tecnologia solar
- Dourados - 12:53 Vídeo: Ladrão arromba porta de marmitaria e furta R$ 400 em dinheiro
- Economia - 12:30 Caixa libera abono salarial para nascidos em julho e agosto
- Tentativa de homicídio - 12:11 Homem é esfaqueado por casal dentro de casa no bairro Amambaí
- Nacional - 11:55 Acumulada, Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 110 milhões
- Rio Verde de Mato Grosso - 11:30 Criança que atirou na mãe com arma do pai deve passar por avaliação do Conselho Tutelar
- Campo Grande - 11:12 Jovem de 18 anos é esfaqueado ao se relacionar com ex-mulher de faccionado
- Colisão Fatal - 10:50 Criança socorrida na BR-262 segue internada
- Junho Vermelho - 10:30 'Um final feliz': Com estoques em alerta, campanha convida população a doar sangue