Política
Diretor de Consórcio defende repactuação de contrato na CPI do Transporte
Para Themis Oliveira, é necessário construir um novo acordo com o município, envolvendo a Câmara e o Ministério Público
Quinta-feira, 19 Junho de 2025 - 11:50 | Redação

A última oitiva da terceira fase de investigações da CPI do Transporte Público, realizada nesta quarta-feira (18) na Câmara Municipal de Campo Grande, foi marcada pela defesa da repactuação do contrato do serviço feita pelo atual diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, Themis de Oliveira. No comando do consórcio desde janeiro de 2025, Themis afirmou que é necessário construir um novo acordo com o município, envolvendo a Câmara e o Ministério Público.
“É minha função e vontade dos acionistas sentar na mesa para achar um caminho e entrar em acordo com o município. Seria importante a Câmara e o Ministério Público estarem nesse acordo. É preciso fazer um grande pacto para resolver essa questão”, declarou Themis.
Durante a oitiva, Themis foi direto ao apontar que o consórcio não possui condições financeiras para renovar a frota de ônibus sem a participação do Poder Público. “Não é possível renovar a frota sem o Poder Público, que é a contraparte e tem obrigações com o consórcio. Para renovar a frota precisaria de um financiamento de R$ 170 milhões. Qualquer banco que olhar nosso balanço vai ver que temos problemas sem os aportes da Prefeitura”, afirmou.
Themis também destacou a defasagem entre a expectativa de demanda projetada na época da licitação do contrato, em 2012, e a realidade atual do sistema. Segundo ele, a previsão era de que o transporte coletivo da Capital alcançasse 85 milhões de passageiros anuais em 2024, mas o número registrado no ano passado foi menos da metade: 40 milhões. “Perdemos passageiros ao longo dos anos. Somos cumpridores de ordens de serviço. Todas as ordens de serviço de itinerário que a Agetran manda nós cumprimos”, disse Themis.
Havia a expectativa da realização de oitiva do sócio-proprietário do Consórcio Guaicurus, Paulo Constantino. Todavia, ele apresentou atestado médico e não compareceu à Casa de Leis. Com a fala de Themis, a CPI conclui a atual fase de oitivas. Na próxima quarta-feir a(25) será realizada Audiência Pública no plenário Oliva Enciso, a partir das 13h, quando os usuários do transporte público da Capital poderão contribuir com suas declarações para a Comissão Parlamentar de Inquérito.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara Municipal)
Últimas Notícias
- Pelo segundo ano consecutivo - 09:33 Bonito é destaque nacional como melhor destino de ecoturismo
- Feriado - 09:05 Tarifa no feriado será R$2
- Trabalhador - 08:40 Funsat oferece 1.430 vagas de emprego nesta terça-feira em Campo Grande
- Saúde - 08:30 Um mês da crise do Metanol
- Economia - 08:15 Empresas podem aderir à Campanha Nome Limpo 2025 até quinta-feira
- Operação Fronteira RFB - 08:05 Homem é preso com 90 cápsulas de cocaína no estômago
- Produtores - 07:50 Declaração de Rebanho: 2ª etapa da campanha da Iagro começa no dia 1º
- Trama Golpista - 07:32 Recurso de Bolsonaro cita cerceamento de defesa e pede revisão da pena
- Dourados - 07:15 Motociclista morre após ser atropelado por van em Dourados
- Inusitado - 07:00 Vítima de crime era velada sem exames

