Política
Diretor de Consórcio defende repactuação de contrato na CPI do Transporte
Para Themis Oliveira, é necessário construir um novo acordo com o município, envolvendo a Câmara e o Ministério Público
Quinta-feira, 19 Junho de 2025 - 11:50 | Redação

A última oitiva da terceira fase de investigações da CPI do Transporte Público, realizada nesta quarta-feira (18) na Câmara Municipal de Campo Grande, foi marcada pela defesa da repactuação do contrato do serviço feita pelo atual diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, Themis de Oliveira. No comando do consórcio desde janeiro de 2025, Themis afirmou que é necessário construir um novo acordo com o município, envolvendo a Câmara e o Ministério Público.
“É minha função e vontade dos acionistas sentar na mesa para achar um caminho e entrar em acordo com o município. Seria importante a Câmara e o Ministério Público estarem nesse acordo. É preciso fazer um grande pacto para resolver essa questão”, declarou Themis.
Durante a oitiva, Themis foi direto ao apontar que o consórcio não possui condições financeiras para renovar a frota de ônibus sem a participação do Poder Público. “Não é possível renovar a frota sem o Poder Público, que é a contraparte e tem obrigações com o consórcio. Para renovar a frota precisaria de um financiamento de R$ 170 milhões. Qualquer banco que olhar nosso balanço vai ver que temos problemas sem os aportes da Prefeitura”, afirmou.
Themis também destacou a defasagem entre a expectativa de demanda projetada na época da licitação do contrato, em 2012, e a realidade atual do sistema. Segundo ele, a previsão era de que o transporte coletivo da Capital alcançasse 85 milhões de passageiros anuais em 2024, mas o número registrado no ano passado foi menos da metade: 40 milhões. “Perdemos passageiros ao longo dos anos. Somos cumpridores de ordens de serviço. Todas as ordens de serviço de itinerário que a Agetran manda nós cumprimos”, disse Themis.
Havia a expectativa da realização de oitiva do sócio-proprietário do Consórcio Guaicurus, Paulo Constantino. Todavia, ele apresentou atestado médico e não compareceu à Casa de Leis. Com a fala de Themis, a CPI conclui a atual fase de oitivas. Na próxima quarta-feir a(25) será realizada Audiência Pública no plenário Oliva Enciso, a partir das 13h, quando os usuários do transporte público da Capital poderão contribuir com suas declarações para a Comissão Parlamentar de Inquérito.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara Municipal)
Últimas Notícias
- Bonito - 15:39 Bonito divulga calendário oficial de eventos para 2026
- Oportunidade - 15:15 MS Florestal reabre inscrições para trainees e amplia formação em Água Clara
- Alerta do TJMS - 14:50 Golpistas se passam por juízes em MS
- Campo Grande - 14:30 Acusado do duplo homicídio de avô e neto irá a júri popular em 2026
- Poder Judiciário - 14:02 TJMS divulga feriados e estabelece pontos facultativos de 2026
- Fé - 13:45 Peregrinação de 32 km reunirá centenas de fiéis neste sábado
- Política - 13:32 Data de posse do governador e vice de MS é oficialmente alterada
- Oportunidades - 13:00 Seleção do IBGE com 242 vagas em MS tem inscrições prorrogadas
- Shows - 12:19 Dourados terá programação musical variada no Natal Encantado
- Política - 11:39 Presidente nacional do PT visita Campo Grande neste sábado

