Política
Decisão de juiz federal não torna Puccinelli inelegível, diz MDB
Partido avalia que efeitos da sentença só valem após trânsito em julgado da ação
Terça-feira, 19 Outubro de 2021 - 17:52 | Redação

O ex-governador André Puccinelli (MDB) continua elegível apesar da decisão judicial que manteve a perda dos direitos políticos dele em processo por improbidade administrativa, segundo a cúpula do MDB em Mato Grosso do Sul.
A mais recente sentença sobre o assunto foi dada pelo juiz federal, Dalton Igor Kita Conrado, da 1ª Vara Federal de Campo Grande. O magistrado negou embargos de declaração da defesa de André Puccinelli e manteve a perda dos direitos políticos conforme a solicitação do Ministério Público.
“Isso não muda nada. Ele continua elegível. É ficha limpa. Os efeitos dessa sentença só valem após o processo transitar em julgado, ou seja, quando tiver a sentença final do Supremo Tribunal Federal”, detalhou uma fonte do partido ouvida pelo Diário Digital.
A defesa vai apresentar os recursos cabíveis em todas as fases do processo. Puccinelli é cotado para concorrer ao governo do Estado (cargo que já ocupou por dois mandatos 2003-2010) nas eleições de 2022.
Desta vez, segundo a sentença, a defesa pedia o reexame da condenação, mas o juiz julgou que tal pretensão é descabida nos embargos de declaração.
‘’... O mero inconformismo da parte não se presta a embasar embargos de declaração, pois há recurso próprio a ser manejado. Diante da inexistência de obscuridade, contradição, omissão ou erro material na sentença, rejeito os embargos de declaração”, considerou o magistrado.
André Puccinelli foi condenado por improbidade administrativa em Maio deste ano. No processo, ele é acusado de coagir servidores comissionados de secretarias estaduais a apoiarem e votarem em candidatos de sua coligação nas eleições municipais de 2012.
Na ocasião, o candidato dele, Edson Giroto, perdeu as eleições para Alcides Bernal após disputa em dois turnos pela prefeitura de Campo Grande.
Últimas Notícias
- Iphan - 11:12 Governo federal aprova restauração do Mercadão Municipal e Casa do Artesão
- Igualdade - 10:52 TJMS regulamenta ações para promoção da equidade racial no Poder Judiciário
- Acolhimento - 10:30 Mato Grosso do Sul institui Protocolo Antirracista
- Atletismo - 10:10 Equipe de Ponta Porã embarca para Campeonato Brasileiro na Paraíba
- Saúde Pública - 09:50 Três Lagoas realiza Dia D da vacinação antirrábica no dia 31 de outubro
- Poder Judiciário - 09:09 Tribunal de Justiça inicia novo curso para mediadores e conciliadores
- Xadrez - 08:50 Três Lagoas sediará 1º Torneio de Xadrez Australiano para estudantes
- Educação - 08:16 Estudantes trabalham segredos da fotografia de estúdio e produto
- Poder Judiciário - 07:00 Mutirão de Conciliação Nome Limpo
- Prefeitura - 18:09 Dourados define horário de funcionamento no período de natal e ano novo

